Desenvolvimento pessoas e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Pedagogo atual não pode abrir mão do seu principal instrumento de trabalho, tanto na vida pessoal como na particular, o ato de aprender. Quem ingressa nessa profissão tem no aprender a ferramenta que estará sempre ao lado para servir como suporte da progressão profissional que lhe é exigido nos tempos atuais. A Pedagogia pede sempre uma boa comunicação de seus especialistas e oconvívio por entre seus pares vem tornando-se uma maneira de os pedagogos estarem em contato com o ato de educar. O principal objetivo elencado será a real compreensão do mercado de trabalho de um Pedagogo, se com nossos entendimentos e compreensão poderemos destacar a qualificação e a empregabilidade na área de Pedagogia.


NÃO TENHO TÍTULO

A princípio, as instituições de ensino necessitamde maneiras mais criativas para angariar mais clientes num cenário em que a marca conta muito e o docente com suas qualificações agrega valor ao ensino e vem sendo trabalhado como um dos fatores de marketing das escolas por estarem em contato com os alunos. Com base nisso, o marketing pessoal é importante porque amplia as competências do pedagogo. Com um mundo globalizado que vivemos acomunicação, o convívio social e o marketing profissional são competências essenciais do profissional da educação.
O marketing pessoal na área educacional é um tema que envolve assuntos como conhecimento, habilidade, ética, imagem pessoal, relacionamento e desenvolvimento profissional. As estratégias mais diversificadas podem ser adotadas para contribuir com a valorização do docente enquanto competênciaessencial. Os profissionais da Pedagogia precisam estabelecer ações pessoais e profissionais para que se adaptem ás mudanças, ás novas exigências de mercado e de alta competividade. Desse modo o marketing pessoal contribui para o desenvolvimento das relações interpessoais aumentando a rede de relacionamento e promovendo os seus resultados para se manter e crescer na docência, além de ajudar naconstrução e gestão de marcas educacionais.
Comunicação é de extrema importância para o pedagogo que inúmeros são os estudos nessa área. A boa comunicação começa quando o pedagogo tem um conhecimento grande dos seus anseios e metas e assim, sabe onde quer atuar para melhor aproveitamentos das qualidades inerentes a um pedagogo. A transmissão de informações pode ser feita de maneiras das mais diversas,mas todas constituídas de um ato de comunicação. As ações comunicativas são direcionadas para uma determinada finalidade: o ato de educar tem na comunicação a sua forma mais libertadora. Assim sendo, a comunicação na pedagogia tem importância para que o profissional possa estar atualizado bem como realizando a principal função da profissão.
O convívio social foi e continua a ser decisivo para odesenvolvimento da Pedagogia e do próprio pedagogo que pelo contato social compartilha informações cruciais para o exercício da profissão. A interação social molda o pedagogo que modifica o comportamento para a cooperação entre os seus pares, já que a cooperação é um dos tipos de processos sociais mais importantes para o efetivo exercício do marketing pessoal. Ao entrar em contato com os seus, opedagogo adquire profissionalmente o principio da autonomia, assegurado até pela UNESCO, trabalhando da maneira mais adequada a instituição que pertence. Em suma, somente no contato social entre os seus pares o pedagogo pode exercer a liberdade individual.
Segundo a CBO, Classificação Brasileira de Ocupações instituída por portaria ministerial n°. 397, de outubro de 2002, tem por finalidade aidentificação das ocupações no mercado de trabalho. Segundo a CBO o pedagogo tem como características intrínsecas: auxiliar de orientação pedagógica, Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries, Coordenador de orientação pedagógica, Coordenador de serviço de orientação pedagógica. E a descrição sumária é que Implementam, avaliam, coordenam e planejam o...
tracking img