Desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abrange varias gerações, desde antes de cristo quando o homem começa a entender que é diferente dorestante dos seres vivos. Relata o surgimento da filosofia, o desejo de descobrir novos horizontes, respostas concretas em relação a mitos, o renascimento do comercio e da política na Grécia.
Ressalta também o descobrimento da escrita, do calendário, a invenção da moeda e como esses descobrimentos ajudaram a civilização grega.
E o mais importante entre eles, a linguagem que faz toda a diferençanuma sociedade.








































2 DESENVOLVIMENTO


Segundo nossa compreensão, tudo começa a partir do momento em que o homem tem consciência de que é um ser racional.
No decorrer dos séculos o homem vem buscando aprimorar seus conhecimentos, ou seja, ele passou a agregar valores e buscar novas formas de sedesenvolver e se transformar. Passou a entender que os mitos não eram coisas reais, que eram explicações que as pessoas encontravam para aquilo que desconhecia. Todos os povos e culturas possuem histórias míticas e as passam de geração em geração.
Mas por não encontrar fundamentos reais para essas historias, os homens passaram a buscar a origem de cada coisa, cada lugar, e para não esquecer e ficarmarcado na historia, eles começaram a construir monumentos para “imortalizar”, suas conquistas. O desejo de se desenvolver e se transformar devem-se principalmente aos gregos, que se destacaram no desenvolvimento da educação e nas primeiras noções pedagógicas, que através de seus conceitos e lógicas deu origem a civilização.
Somente na Grécia houve uma sistematização do pensamento, de talforma, que propiciou a passagem do pensamento mítico, para o que os gregos chamaram de logos, ou seja, razão, a palavra, o discurso racional. Onde também surge a filosofia, fundamentando todo o pensamento Ocidental, a partir do pensamento grego.
Toda a tradição mítica dos gregos foi construída, a partir da autoridade dos poetas. Porém, chega certo momento em que eles começam a questionareste pensamento, continuam crendo, no entanto, procuram respostas racionais para cada mito, dando origem assim ao pensamento filosófico.
Nasce então a Filosofia. No século VI a.C. na cidade de Mileto, por um filosofo muito importante chamado Tales, datado historicamente como o pai da filosofia.
É importante ressaltar que apesar das contradições, a filosofia é considerada atualmente comoOcidental. Apesar dos pensamentos orientais serem de grande importância, foi o ocidental que permitiu o surgimento do que conhecemos hoje como ciência.
Como na Grécia não existia uma casta sacerdotal dominante, ou um poder vitalício que os impedisse de expressar seus pensamentos, a construção de sua cultura se diferenciou das outras culturas. Por volta do século VIII a.C. houve umrenascimento do comercio grego, devido à reconstrução da sociedade em torno das praças publicas, onde realizavam suas discuções e transações. Foram se formando grandes centros nesses arredores, dando inicio a política.
Esta política se constituía em torno de leis elaboradas pelos próprios cidadãos, onde cada comunidade era uma polis autônoma. Sendo assim suas próprias leis eram responsáveis pelobem comum de todos.
Com o renascimento do comercio o homem grego teve de buscar novos mercados. Com essas viagens o questionamento do mito aumentou, afinal não encontraram tais divindades que lhes eram contadas pela tradição. Através destes questionamentos e desejo de novas explicações, surge a invenção da moeda, um grande desenvolvimento da escrita e do calendário.
Ao descobrir a...
tracking img