Desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fases de movimentos especializados

A fase especializada do desenvolvimento motor é resultado da fase de movimentos fundamentais. Na fase especializada, o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades mot6oras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos. Esse é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativasfundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes. Os movimentos fundamentais de saltar em um pé só e pular, por exemplo, podem agora ser aplicados a atividades de pular corrida, ao desempenho de danças folclóricas e ao desempenho do salto triplo na pista e em competições.
O aparecimento e a extensão do desenvolvimento dehabilidades na fase de movimentos especializados depende de muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. O tempo de reação e a velocidade do movimento, a coordenação, o tipo de corpo, a altura e o peso, os hábitos, a pressão do grupo social a que se pertence e a estrutura emocional são apenas alguns desses fatores. A fase de movimentos especializados tem três estágios.

Estágio transitório

Emalgum período, nos seu 7 ou 8 anos de idade, as crianças geralmente entram em um estágio de habilidades motoras transitório (Haubenstricker e Seefeldt, 1986). No período transitório, o indivíduo começa a combinar e a aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte e em ambientes recreacionais. Caminhar em ponte de cordas, pular corda e jogar bolasão exemplos de habilidades transitórias comuns. As habilidades motoras transitórias contêm os mesmos elementos que os movimentos fundamentais, mas com forma, precisão e controle maiores. As habilidades motoras fundamentais, que foram desenvolvidas e refinadas para seu próprio melhoramento no estágio anterior, são aplicadas em brincadeiras, jogos e em situações da vida diária. As habilidadestransitórias, são simplesmente aplicações de padrões de movimentos fundamentais, de algum modo, em formas mias específicas e mais complexas.
O estágio transitório é um período agitado para os pais e para os professores, bem como para as crianças. Estas acham-se ativamente envolvidas na descoberta e na combinação de numerosos padrões motores e, frequentemente, ficam exultantes com a rápida expansão de suashabilidades motoras. O objetivo de pais, professores e de treinadores, nesse estágio, deve ser o de ajudar as crianças a aumentar tanto o controle motor quanto a competência motora de inúmeras atividades. Deve-se tomar cuidado para que a criança não restrinja seu envolvimento a certas atividades, especializando-se em algumas. Um enfoque restrito das habilidades, nesse estágio, provavelmenteprovocará efeitos indesejáveis nos últimos dois estágios da fase de movimentos especializados.

Estágio de aplicação
Aproximadamente, dos 11 aos 13 anos, mudanças interessantes acontecem no desenvolvimento das habilidades do indivíduo. No estágio anterior, as habilidades cognitivas limitadas da criança, as habilidades afetivas e as experiências, combinadas com a avidez natural desse ser ativo,fizeram com que o foco normal (sem interferência adulta) sobre o desenvolvimento fosse amplo e generalizado a “todas” as atividades. No estágio de aplicação, a sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz de tomar numerosas decisões de aprendizado e de participação baseadas em muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. Por exemplo, a criançade 12 anos que gosta de atividades de equipe e de aplicar estratégias a jogos, que tenha coordenação razoavelmente boa e agilidade, e que viva em Indiana (EUA), pode escolher especializar-se no desenvolvimentos de sua habilidades para jogar basquetebol. Uma criança de constituição semelhante, que não aprecie esforços de equipe, pode optar por especializar-se em atividades competitivas de...
tracking img