Magnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletromagnetismo

Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a Antiguidade. Naquela época já se utilizavam certas pedras – que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro – na orientação da rota de grandes viagens.
O vocábulo magnetismo é devido a uma região chamada Magnésia, localizada na Turquia, local em que essas pedras foram encontradas. Quando suspensas por seus centros de massa,tais pedras orientavam-se sempre no sentido norte-sul. Eram construídas de óxido de ferro e denominadas magnéticas. Atualmente, recebem o nome genérico de ímã natural. Só mais tarde descobriu-se a possibilidade de fabricar ímãs artificiais.
Os ímãs artificiais são, normalmente, barras de ferro ou aço às quais se transmite a propriedade magnética. Eles levam vantagem sobre os ímãs naturais porterem maior poder atrativo e, também porque podem receber a forma mais conveniente ao seu uso.
Todo ímã apresenta duas regiões distintas, denominadas pólos, que possuem comportamentos opostos: pólo norte e pólo sul.
A experiência comprova a seguinte propriedade básica do magnetismo:
Pólos magnéticos de mesmo nome repelem-se e de nomes contrários atraem-se. 

CAMPO MAGNÉTICO
Analogamente ao campoelétrico, denomina-se campo magnético a região ao redor de um ímã na qual ocorre um efeito magnético.
A sua representação é feita por linhas de campo ou linhas de indução, que são linhas imaginárias fechadas que saem do pólo norte e entram no pólo sul. 

No interior do ímã, as linhas de campo vão do pólo sul para o pólo norte.
Cada ponto de um campo magnético é caracterizado por um vetordenominado vetor indução elétrica ou vetor campo magnético, sempre tangente às linhas de campo e no mesmo sentido delas. A sua intensidade será definida mais adiante.
Diz-se que um campo magnético é uniforme quando o vetor campo magnético é constante em todos os pontos do campo. Nesse caso, sua representação é um conjunto de linhas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas.
CampoMagnético criado por corrente elétrica num fio retilíneo
Em 1820, o físico dinamarquês Hans C. Oersted (1777-1851) verificou, experimentalmente, que a corrente elétrica cria um campo magnético ao seu redor.
Oersted montou um circuito, mantendo um trecho do condutor esticado na direção norte-sul, colocando bem próximo e sob esse trecho uma bússola.
Verificou que, ao fechar o circuito, a agulhamagnética da bússola sofria um desvio e permanecia quase perpendicular ao condutor, graças ao aumento da corrente. Verificou ainda que, se o sentido da corrente fosse invertido, a agulha também sofria uma inversão em seu sentido.
Da experiência, Oersted concluiu que:
Uma corrente elétrica cria ao seu redor um campo magnético.
Força magnética sobre cargas
| |
Um campo magnético não atua sobre cargaselétricas em repouso, mas se pegarmos esta carga e lançarmos com uma velocidade v em direção a uma área onde há um campo magnético B pode aparecer uma força F atuando sobre esta carga, denominada força magnética. As características desta força magnética foram determinadas pelo físico Hendrick Antoon Lorentz (1853-1920).
A intensidade da força magnética pode ser obtida por:
F = q . B . v .sen(a)
Onde a é o ângulo entre os vetores v e B. No SI a unidade de intensidade do campo magnético é o tesla representado pelo símbolo T.
A força magnética que age sobre a carga móvel é sempre perpendicular ao plano formado pelos vetores v e B.
Observando a equação acima veremos que quando a=0 ou a=180º a força magnética será nula, portanto quando o lançamento for paralelo ao campo não teremos aforça magnética atuando sobre esta carga, assim descrevendo um movimento retilíneo uniforme.

O sentido da força é dado pela regra da mão esquerda, como mostra a figura abaixo:

O dedo indicador no sentido do campo e o dedo médio no sentido da velocidade, dando no dedo polegar o sentido da força magnética.
Essa regra é válida para cargas positivas, se a carga for eletricamente negativa basta...
tracking img