Desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Teorias da Administração
Tutora: Mery Helen Buzatto
Curso: RH - Turma 1

Web Aula 1

Administração: Conceito e importância

"Administrar é, portanto, um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma administração." KWASNICKA (pág. 17, 1995)

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é um processointegrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas, hospitais, lojas e escolas.  É importante em qualquer atividade formalmente estruturada que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Trata-se de um processo consistente de tomada de decisões, envolvendo recursos e objetivos com o intuito deassegurar a eficiência e eficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou área, independente da sua ordem de grandeza.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Os princípios estabelecidos para a administração no início do século XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou o proprietário, no caso da pequenaempresa, eram os donos absolutos das decisões; a autoridade vinha de cima para baixo e as suas atividades principais eram mandar fazer as tarefas e controlá-las com muito rigor. O objetivo principal era produzir mais e com mais eficiência, para que o lucro fosse maior.
Não havia qualquer tipo de comunicação entre as pessoas do setor administrativo da empresa ou pessoas próprias para executar taltarefa (administração); não havia confiança para delegar ou tomar decisões, apenas os donos  das empresas executavam as ideias que achavam certas.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
Onde se inicia a história da administração é puramente uma questão de escolha. Nós podemos, por exemplo, começar pela Antiguidade, Idade Média ou Renascimento; outros preferem iniciar pela Revolução Industrial.
AAntiguidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente profícua para as ciências. Seus pensadores e filósofos criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano com tal profundidade que até hoje se fazem sentir os efeitos dos seus trabalhos.
No que se refere à administração, nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na Antiguidade, entretanto, aconstrução de uma pirâmide, a estrutura da uma cidade como Atenas e a administração de um império tão vasto, como o Império Romano, certamente revelam conhecimentos de administração. É difícil compreender, à primeira vista, por que a administração não recebeu igual tratamento na época; porém, a realidade social contemporânea torna mais fácil a compreensão deste fenômeno. Predominava, nessa época, um fortepreconceito em relação ao trabalho, a tal ponto que era considerado uma atividade desprezível.
Uma das principais razões para esse preconceito foi a escravidão, que na época era legalizada, oferecendo solução fácil aos problemas práticos e, ao mesmo tempo, criando uma inevitável correlação entre trabalho e escravo.
Outra razão, também importante, foi a orientação de povos primitivos para a guerra,na sobressai a importância do soldado e, consequentemente, a inferioridade social daqueles que trabalham e que, portanto, não podem dedicar-se às guerras.
Os antigos acreditavam que havia dois campos antagônicos de atuação: o intectual, cabível aos cidadãos, e o material, cabível aos escravos. A aplicação das ciências em problemas práticos era condenada.
|ENFOQUES TEÓRICOS|

PRINCÍPIOS DE TAYLOR:
Frederick Winslow Taylor entrou em contato com os problemas de administração em 1884. Ele reconheceu que eram os trabalhadores que moviam as fábricas.
A primeira apresentação sistemática de Taylor foi formulada após ele verificar que no sistema de pagamento,...
tracking img