Queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante de exposição a chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção.
O fogo é o principal agente das queimaduras, embora as produzidas pela eletricidade sejam, de todas, as mais mutilantes, resultando com frequencia na perda funcional emesmo anatômica de segmentos do corpo, principalmente dos membros.
De modo geral, para cada 100 doentes queimados, 3 (três) morrem em decorrência das queimaduras.
A dor da queimadura é resultante do contato dos filetes nervosos com o ar, para aliviar a dor da queimadura pode-se cobrir o local com vaselina esterilizada. Contudo, via de regra, não se cobre queimadura, principalmente se ocorrer norosto, nas mãos e nos órgãos genitais, para evitar aderências. Há experiências hospitalares bem sucedidas, no Brasil, de cobrir a queimadura com tiras ou mantas de pele de rã, embebida em solução antibiótica.

Classificação das lesões
As queimaduras leves (1º grau) se manifestam com vermelhidão, inchaço e dor. Nas queimaduras de 2º grau a dor é mais intensa e normalmente aparecem bolhas ouumidade na região afetada. Já nas queimaduras graves de 3º grau a pele se apresenta esbranquiçada ou carbonizada e há pouca ou nenhuma dor.
Primeiro grau
As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atingegrande extensão do corpo.
Segundo grau
Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações,ou uma área muito extensa do corpo.
Terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ouesbranquiçada.
Entretanto, a consequência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área do corpo atingida. Quando esta é menos de 15%, diz-se que o acidentado é, simplesmente, portador de queimaduras. Entretanto, quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15 palmos), pode-se considerá-lo como grande queimado . Ao atingir mais de 40% da superfície do corpo, pode provocar a morte.Acima de 70%, as chances de sobreviver são mínimas.

CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS
As queimaduras podem ser classificadas quanto ao:
* Agente causador
* Profundidade ou grau
* Extensão ou severidade
* Localização e
* Período evolutivo.
AGENTES CAUSADORES (TIPOS) DE QUEIMADURAS
ETIOLOGIA
* Queimaduras térmicas;
* Queimaduras químicas;
* Queimaduraselétricas;
* Queimaduras por radiação;
* Queimaduras por atrito;
* Outras.
* Físicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, água quente, chama, etc.
* Eletricidade: corrente elétrica, raio, etc.
* radiação : sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares, etc.
* Químicos: produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc.
* Biológicos: animais:lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc. e vegetais : o látex de certas plantas, urtiga, etc.
* Queimaduras solares: ocorrem principalmente em indivíduos de cor branca, predispostos, ou não habituados ao sol, que trabalham em atividades a céu aberto (como agricultores e pescadores), ou frequentam praias sob sol forte. As queimaduras provocadas pelo sol, embora comumente extensas, são quase...
tracking img