Desenvolvimento financeira aleda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O Brasil ainda tem pequena participação no comércio mundial e parte significativa de suas exportações está concentrada no setor de commodities. O investimento na construção de marcas globais fortes é uma das iniciativas que poderia mudar essa situação.
Com um produto inovador em um mercado dominado por marcas globais centenárias, dois empreendedores brasileiros criaram a aLeda, marca depapel transparente para fumo. Em pouco mais de um ano de vida, a marca já é comercializada para mais de 50 países. É um caso raro no país de empreendedorismo, com foco em inovação e em construção e internacionalização de marca.

Introdução
A aLeda, marca brasileira de papel para enrolar cigarros com 3 meses de vida já estava presente em mais de 20 países. É um caso atípico nos países deempreendorismo com foco em inovação e em construção e internacionalização de marca.
No ano de 2006, com 7 meses de atuação a empresa já havia faturado R$36 milhões e com um pouco mais de 1 ano de existência, a marca é comercializada para mais de 50 países. Com crescimento que pode ser considerado meteórico, aos sócios da empresa não querem perder esse ritmo e passam o seguinte dilema: expandir a marcapara as outras categorias de produtos ou investir em orçamento de novas marcas.

Desenvolvimento Financeiro – 2006

Algumas empresas decidiram quebrar esse paradigma e se lançaram no mercado externo com produtos com marca, obtendo grande sucesso, como a Havaianas, O Boticário e a Natura. Mas em todos esses casos o processo de internacionalização foi gradual. São muitos raros os casos de umamarca brasileira que já nasce global.

Historia da aLeda
A historia da aLeda é recente, mas de forma alguma se pode dizer que é curta. A empresa começou em 2006 com dois empreendedores, que buscaram e encontraram um produto inovador e o transformaram numa marca de sucesso.
A ideia surgiu cerca de dois anos antes da formação do negocio. Um dos sócios descobriu a existência de 4cm² de papeltransparente utilizado no fumo. Com o papel nas mãos e uma ideia revolucionaria para o setor fumageiro, os dois buscaram a fabrica do papel transparente, o submeteram ao teste de toxidade e descobriram que esse papel era menos nocivo à saúde do que o tradicional, além de ser um produto vegetal 100% biodegradável. Vislumbraram uma grande oportunidade de negocio.
Os empreendedores juntaram suaseconomias e fabricaram 150 caixas (com 40 pacotes cada uma). Como um teste de mercado eles foram vender nas bancas da Avenida Paulista e contou com a ajuda de amigos para que fossem até os lugares a procura da aLeda, esse marketing boca a boca ajudou muito na introdução do produto. Animados resolveram estruturar a empresa.
Com um produto inovador, a aLeda foi a primeira marca de papel transparente parafumo. Alem da inovação, um fator decisivo foi o reconhecimento da necessidade de construção de uma marca forte. Como não conseguiram a patente rápida em pouco tempo surgiram vários produtos similares, mas a maioria era feita por amadores que não sobreviveram ao segundo pedido.
O nome aLeda surgiu pelo apelido que a seda tem entre os jovens fumantes (Leda). E para completar colocaram a legenda “The original one” (o original). E ainda possuem um diferencial no relacionamento com os clientes, cada um é tratado como único, deixando a impessoalidade de lado e investindo no bom relacionamento e parceria.

A indústria
Os papeis para enrolar cigarros fazem parte do setor fumageiro, que inclui as beneficiadoras de tabaco e os fabricantes de produtos derivados do tabaco, como cigarroscigarrilhas e charutos. Isso torna a leitura do mercado um tanto subjetivo, pois a aLeda não concorre diretamente com empresas com Philip Morris e Souza Cruz (subsidiária da British American Tobacco), gigantes do segmento de cigarros manufaturados. Nas estatísticas do setor, os papeis para enrolar cigarros aparecem junto com cachimbos e charutos, não havendo um estudo especifico por segmento.
No...
tracking img