Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China
A China começou suas reformas pró-capitalistas a partir de 1978, com a Política de Portas Abertas, de Deng Xiaoping, que promoveu o desenvolvimentoeconômico, através da mercantilização e internacionalização do mercado chinês, mas a politica do país continuou fechado e centralizada. Desde então, sua economia tem crescido a taxas próximas de 10 %anuais (DAMACENO,et al,2013).
O país tem se destacado por altas taxas de investimento (acumulação de capital física), abertura comercial e financeira (estímulo às exportações e à atração deinvestimentos externos), o regime cambial rígido (política cambial favorável ao desempenho do setor externo da economia) e os investimentos em capital humano (Andrade; Vieira, 2006).
Embora o investimento emcapital físico tenha girado em torno dos 40% desde os anos 90, o mesmo não tem ocorrido no capital humano (4,28%) o que revela uma discrepância entre os dois tipos de investimento na China, pois osretornos do capital físico tendem a serem maiores quanto mais especializadas é a mão de obra. (DAMACENO,et al,2013).
Mesmo nos últimos anos de crise mundial o país continua sua escalda rumo à economiade mercado com sua política de abertura da economia (exportações mais importações em relação ao PIB) e superávits na balança comercial. O mercado chinês incentivou o processamento e a exportação deprodutos intermediários importados, onde muitas empresas da região Ásia-Pacífico buscam a mão de obra e impostos baixos para montagem e reexportação, os produtos manufaturados passaram a representar 89%das exportações. (DAMACENO,et al,2013).
A China tem problemas políticos, econômicos e internacionais (sistema bancário ineficiente e das empresas estatais, taxa de câmbio desvalorizada gerandotensões com os parceiros comerciais, disparidade de crescimento entre as províncias da costa e do interior, disparidades entre o trabalho urbano e o rural, e entre o trabalho altamente qualificado e o...
tracking img