Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido e escrito sobre o papel reservado ao sistema educacional como instrumento para a melhoria da distribuição da renda e da riqueza no Brasil. Muitos argumentos apresentados parecem não levar em consideração certas características institucionais, culturais, econômicas e sociais da sociedade brasileira. Normalmente, os economistas, com base naconstatação de correlação positiva entre educação (anos de escolaridade) e nível de renda, concluem que as desigualdades na distribuição da renda são resultantes do rápido crescimento da demanda por pessoal qualificado, como consequência do crescimento acelerado da economia brasileira nas últimas décadas. Como corolário, segue-se, para a melhoria dessa situação, é suficiente o aumento da oferta de pessoalqualificado, ou seja, basta ampliar a capacidade do sistema educacional brasileiro.

2. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A teoria do crescimento e do desenvolvimento econômico, entretanto, discute estratégias de longo prazo, isto é, quais medidas devem ser adotadas para um crescimento econômico equilibrado e autossustentado. Nessa teoria, a oferta ou produção agregada joga um papelimportante na trajetória de crescimento de longo prazo, o que não se observara na análise de curto prazo, pois ela se supunha fixa. Supõe-se, também, na teoria do crescimento, que os recursos estão plenamente empregados. A preocupação, nesse ponto, é analisar o comportamento do produto potencial, ou de pleno emprego, da economia. Crescimento e desenvolvimento econômico são dois conceitos diferentes.Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo. O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação,educação e moradia).
Os dados internacionais indicam as amplas diferenças de renda entre os países em desenvolvimento. Os níveis de renda médios em muitos desses países, especificamente na América Latina, são semelhantes aos níveis de renda norte-americanos do século passado. Contudo, em outros países em desenvolvimento, na Ásia e na África, as rendas per capita são ainda menores. Além disso, existemgrandes disparidades na distribuição de renda de cada país, com uma pequena parcela da população vivendo realmente muito bem, e a maioria com rendas bem abaixo do nível de renda médio.

2.1 Fontes de crescimento

Um caminho para analisar as diferenças de desenvolvimento entre os países é partir dos elementos que constituem a chamada "função de produção agregada" do país. O crescimento daprodução e da renda decorre de variações na quantidade e na qualidade de dois insumos básicos: capital e mão-de-obra. Nesse sentido, as fontes de crescimento são: a) aumento na força de trabalho (quantidade de mão-de-obra), derivado do crescimento demográfico e da imigração; b) aumento do estoque de capital, ou da capacidade produtiva; c) melhoria na qualidade da mão-de-obra, com programas de educação,treinamento e especialização; d) melhoria tecnológica, que aumenta a eficiência na utilização do estoque de capital; e) eficiência organizacional, ou seja, eficiência na forma como os insumos interagem.
Evidentemente, o desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade que atinge toda a estrutura social, política e econômica. Para efeito de análise, estamos ressaltando aqui apenas os fatoreseconômicos estratégicos para o desenvolvimento.

3. TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Quando nos retratamos das fontes do crescimento, muita ênfase é dada ao capital físico, que tem sido sempre o centro das explicações para o progresso econômico, simplesmente por causa da presença notável de maquinário e de equipamentos sofisticados e abundantes em países ricos e de sua escassez em países pobres. Mas...
tracking img