Desenvolvimento economico da china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento econômico da China

A China é um país de economia planificada, isto é, controlada pelo estado segundo os princípios socialistas. Com a economia passou por um processo demodernização e liberalização, visando mais eficiência e melhor aproveitamento dos recursos.
A china importa dos países desenvolvidos bens de capital (às fábricas completas), fertilizantes, trigo ematérias-primas (algodão, lã e cobre). Em contrapartida, venda de matérias-primas (soja, antimônio, tungstênio e seda natural), produtos alimentícios (chá, carne de porco) e outros destinados a países de TerceiroMundo (maquinaria, tecidos e produtos farmacêuticos).
Na China, o comércio exterior é monopólio do estado. Durante o regime comunista reduziram o mínimo as transações com o estrangeiro, mas essasituação mudou graduativamente após a morte do presidente Mao Zedong (Mao Tsé-tung). Até 1969, o maior volume de trocas era com os países socialistas. Desde 1970, porém, os maiores fornecedores são o Japão,Hong Kong, a Europa ocidental e os Estados Unidos. O comércio com o Terceiro Mundo está vinculado à ajuda financeiramente e tecnicamente a China prestado aos países em desenvolvimentos.
A maioriada população européia é de origem ariana, daí a denominação da maior parte raça européia. Existem influências pré-arianas como os lusitanos, iberos e os ilusivos bascos.
Organização econômica:
O novoregime instaurado em 1949 procurou transformar a sociedade e a economia com o socialismo dos bens básicos: a terra, a indústria e as fontes de energia. Eliminado a propriedade privada dos meios deprodução, o objetivo foi o desenvolvimento produtivo da industrialização, contando apenas como recursos interno.Realizou-se com a planificação da economia em médio prazo e com os planos qüinqüenais.Com tudo isso , a partir de 1978, pouco depois da morte de Mao Zedong, a política econômica tomou novo rumo, cujo objetivo prioritário era modernizar o país. Deixou o mito da auto-insuficiência...
tracking img