Desenvolvimento do capital humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A administração de Recursos Humanos é uma das áreas mais afetadas com as mudanças e transformações que ocorrem no mundo moderno. A era da informação, de forte mudança e instabilidade, está trazendo o modelo orgânico e flexível de estrutura organizacional, no qual prevalecem as equipes multifuncionais de trabalho. É a época da gestão de pessoas e com pessoas. No mundo de hoje, aspreocupações das organizações se voltam para a globalização, pessoas, cliente, produtos/serviços, conhecimento, resultados e tecnologia. As mudanças e transformações na área de RH são intensas e predomina a importância do capital humano e intelectual.


















LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 - A CONSTITUIÇÃO DO TALENTO HUMANO 9
FIGURA 2 - O CAPITAL HUMANO COMO CONVERGÊNCIA DETALENTOS, CULTURA ORGANIZACIONAL, ARQUITETURA E PROCESSOS E ESTILO DE GESTÃO. 11























LISTA DE TABELAS

TABELA 1 - CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS DIRECIONADOS PARA CAPITAL HUMANO. 12





























SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 CONCEITO 8
2.1 TALENTOS. 8
FIGURA 1 - A CONSTITUIÇÃO DO TALENTO HUMANO 9
2.2 CONTEXTO.9
FIGURA 2 - O CAPITAL HUMANO COMO CONVERGÊNCIA DE TALENTOS, CULTURA ORGANIZACIONAL, ARQUITETURA E PROCESSOS E ESTILO DE GESTÃO. 11
TABELA 1 - CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS DIRECIONADOS PARA CAPITAL HUMANO. 12
3 CONCLUSÃO 13
4 BIBLIOGRAFIA 13



1 INTRODUÇÃO

Atualmente existem muitas empresas que almejam alcançar o topo, mas se esquecem que para atingir tal alvo é necessário que a suaequipe esteja devidamente preparada para impulsionar este objetivo, isto é, é impossível uma empresa ser 100% com funcionários 50%.
Para isso é de suma importância que elas considerem a real indispensabilidade de ter funcionários realmente não só envolvidos no trabalho, mas sim, comprometidos com o mesmo e para que isso aconteça à empresa deve possuir todo um ambiente que proporcione talcomprometimento, beneficiando assim tanto a organização como aos seus funcionários. No entanto, a motivação vem sendo utilizada de maneira equivocada por grande parte das empresas. O grande erro é pensar que a motivação limita-se a palestras ou cursos “motivacionais” em que o palestrante fala cerca de uma ou duas horas aquilo que todo mundo já sabe, já ouviu. E o que é pior, como se não bastasse àmesmice de sempre, tal “incentivo motivacional” só acontece uma ou duas vezes por ano somente! Ou seja, Definitivamente isso não é motivar funcionários. No máximo que essa prática pode ser considerada, é como um paliativo, ou seja, melhora um certo tempo, depois o funcionário volta ao mesmo estado em que se encontrava anteriormente. Para isso, o presente artigo apresenta um estudo teórico das teoriasda motivação como importante meio motivador das pessoas dentro das organizações.





2 CONCEITO

A era do conhecimento, esta em que vivemos, deu destaque a avaliação do poder lucrativo e de continuidade da empresa, sob a ótica de um verdadeiro capital humano, um intangível, que se já era de interesse dos estudiosos no passado, passou a ganhar um relevo especial em nossos dias.
Oconhecimento do pessoal é valorizado, pois ele poderá gerar eficácia ou ineficácia do meio patrimonial. O que é importante é que haja a conscientização da necessidade de aprimoramento do conhecimento do pessoal para vitalizar a dinâmica do meio patrimonial.

Capital Humano é, em essência, o estudo de uma metáfora. Nas palavras do filósofo e humanista Jose Ortega Y Gasset, “a metáfora é provavelmenteo poder mais vigoroso que o homem possui”. Lembro que pensar nos empregados metaforicamente como investidores despertam as mentes gerenciais para a realidade de que trabalhadores são agentes independentes. Por essa razão, as empresas só poderão conquistar a lealdade deles mediante um único recurso: retribuindo valor com valor. (DAVENPORT,2001,p.11)


O conceito de talento humano conduz...
tracking img