Tomismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Tomismo

O tomismo é uma doutrina filosófico-cristã elaborada no século XIII pelo dominicano Tomás de Aquino, um estudioso dos polêmicos textos do filósofo grego Aristóteles. Um dos principaisobjetivos do tomismo é conciliar o aristotelismo com o cristianismo.
Tomás de Aquino dedicou-se ao esclarecimento das relações entre a verdade revelada e a filosofia, isto é o estudo da fé e da razão.Aquino considera a teologia e a filosofia como conceitos que não se chocam e nem se confundem, conceitos que são harmônicos e distintos. Distintos, devido ele admitir que o conteúdo da teologia sejamisterioso e revelado e o da filosofia ser evidente e racional. A verdade cristã e o conhecimento humano, segundo Aquino, são facetas de uma única verdade e não podem estar em conflito um com outro.Só pode haver conflito entre filosofia e teologia, caso a primeira, num uso incorreto da razão, se proponha explicar o mistério do dogma religioso sem auxílio da fé.
Apesar de o tomismo ser umacatedral de idéias, ele não foi muito bem aceito pelos escolásticos medievais, sendo Tomás de Aquino alvo freqüente de muitas críticas como diz Maurício Junior:
“O pensamento de Tomás de Aquino foi alvo demuita polêmica e violentas críticas dos teólogos de seu tempo, que o consideravam "excessivamente filosófico". No entanto, o racionalismo da doutrina foi justamente o traço que fez com que elapromovesse a sobrevivência do cristianismo nos tempos em que o pensamento filosófico passou a ser o saber dominante (...)”
A doutrina tomista admite que a alma, princípio espiritual, junta-se ao corpo,princípio material, constituindo um composto substancial. Em relação às propriedades da alma humana, admite o livre-arbítrio, que é estudado sob todos os seus aspectos e todos os problemas delederivados, são resolvidos com firmeza e profundidade. Tomás de Aquino considera ainda a inteligência como a faculdade mais perfeita de nossa alma. Para Aquino o homem situa-se no universo entre os anjos e...
tracking img