Desenvolvimento de um equipamento capaz de medir a velocidade da bola em chutes a gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
desenvolvimento de um EQUIPAMENTO CAPAZ DE MEDIR a VELOCIDADE DA BOLA EM CHUTES A GOL

Alessandro Rodrigo de Sousa Bárbara – alessandrobarbara@gmail.com
Cesumar – Centro Universitário de Maringá/Departamento de Engenharia de Controle e Automação Industrial
Avenida Guedner, 1610 – Jardim Aclimação
87050-390 – Maringá – Paraná
Professor Mestre Evandro Cherubini Rolin – cherubini@cesumar.brCesumar – Centro Universitário de Maringá/Departamento de Engenharia de Controle e Automação Industrial
Avenida Guedner, 1610 – Jardim Aclimação
87050-390 – Maringá – Paraná

Resumo: O presente artigo busca descrever o desenvolvimento de um equipamento capaz de medir a velocidade da bola em chutes a gol, a ser utilizado comercialmente como atrativo em feiras e eventos. O interesse dedesenvolver este equipamento partiu do Sr. Álvaro Gilmar Estevam de Araújo que ao ter a idéia realizou o pedido da patente e iniciou a busca de parceiros capazes de colocar sua idéia em prática. Após alguns fracassos com outros parceiros o mesmo fez contato conosco através do professor Evandro Cherubini Rolin, após analisado o problema aceitou-se o desafio e iniciou-se o desenvolvimento do equipamento. Aestrutura do equipamento foi desenvolvida em aço carbono, tubulação no mesmo material, terminal em compensado e programação em JAVA e em “C”. Aponta como principais resultados: a) medição de velocidade muito próximo do real; b) grande interesse do público; c) viável comercialmente. Conclui que os resultados alcançados foram satisfatórios devido a qualidade da medição de velocidade, além de oequipamento ser viável comercialmente visto o sucesso de sua procura pelo público em feiras e eventos em que o mesmo já foi utilizado.

Palavras-chave: Medição de velocidade, Atrativo, Viável comercialmente.

introdução
Visando a necessidade, de um empresário da área de consultoria, em desenvolver um equipamento a ser utilizado na área de entretenimento. Equipamento este capaz de medir a velocidadeda bola em chutes. Sendo a intenção deste empresário de explorar este equipamento, colocando-o de forma acessível ao público que possa ter a curiosidade de qual velocidade seu chute pode alcançar.
Devido a grande paixão que o público nacional tem pelo futebol e o grande interesse mundial sobre este tema, acreditou-se que o mesmo poderia ser viável comercialmente e decidiu-se trabalhar nestedesafio e torná-lo realidade idéia.
Este trabalho batizado comercialmente por ChuteGol descreve os equipamentos e conceitos utilizados, o funcionamento e forma que o equipamento foi concebido, os resultado alcançados, além de futuras implementações que poderão ser realizadas.

fundamentos teóricos
Esta secção tem por objetivo fornecer uma visão geral dos componentes, softwares e conceitosenvolvidos na implementação deste trabalho.
INSTRUMENTOS
2.1.1 Sensor de impacto
O sensor de impacto é composto por uma caixa plástica de aproximadamente (23x15x77mm) onde existe uma lâmina de aço fino com um peso e fica levemente encostada a um contato elétrico. Quando o sensor sofre vibração, os contatos se afastam momentaneamente, acionando o equipamento. Nestes sensores existe um parafuso quepermite ajustar o nível de vibração que fará acionar o sensor.

2.1.2 Sensor Óptico
Um sensor fotoelétrico compõe-se, basicamente, de um emissor de luz associado a um receptor sensível à quantidade de luz recebida. A detecção ocorre quando o objeto penetra no feixe luminoso emitido pelo sensor e modifica de forma suficiente a quantidade de luz recebida pelo mesmo, provocando uma alteração no estadoda saída (Schneider Electric. Essencial: Guia essencial. 2008, p. 07.
Sensores deste tipo são utilizados para a detecção de objetos e/ou de pessoas, de preferência em ambientes limpos (Schneider Electric. Essencial: Guia essencial. 2008, p. 07.).
SOFTWARES
2.2.1 Java
A linguagem Java foi originalmente projetada para programar dispositivos de consumo popular, mas foi utilizada pela primeira...
tracking img