Desenvolvimento de produtos - porta compridos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DISCIPLINA: ENGENHARIA DO PRODUTO

Planejamento de Produto
Porta Comprimidos

Anderson Açucena Moreira
José Alfredo Farias Melo Júnior
Marcos Felipe Rodrigues Rocha
Nara Lídia Marques Ramos

Fortaleza, dezembro/2008.
1. O Produto

O produto a que se pretende desenvolver é um porta comprimidos com compartimentos diários para umasemana de uso de doses de medicação.
A idéia inicial é um dispositivo de pequeno volume, para facilitar o seu transporte, mas volume suficiente para armazenar uma mediana quantidade de comprimidos. Pensou-se também em criar um produto em duas diferentes cores de fundo, para as pessoas que tomam medicação pela manhã e pela noite.
Para o desenvolvimento do nosso produto, procuramos nos informar arespeito de possíveis concorrentes, de existência de patentes e de tecnologia para a sua produção e do nosso público-alvo – pessoas que fazem uso de medicação freqüente e que, por conta da idade ou por outros fatores, acaba causando confusão com as doses de medicação.
O dispositivo a ser desenvolvido não apresenta inovação no produto em si (apenas alguns incrementos que serão tratadosposteriormente) possuindo, portanto, diversos fabricantes, mas nenhum com liderança absoluta do mercado. Dentre os principais fabricantes estão: Pill Box Techline, Plasmed, Connection, LunaMed e Need.
O porta comprimidos deve ser feito de plástico, polipropileno com adição de masters para dar cor aos diferentes dias do dispositivo. Não há norma específica para esse tipo de produto, não havendo, portanto,requisitos regulamentares.

2. O Ciclo de Vida do Produto

O dispositivo porta comprimidos em todas as fases de seu ciclo de vida é voltado para pessoas na fase adulta e idosa que fazem uso de medicação freqüente ou que estejam passando por algum tipo de tratamento medicinal. Essas pessoas, apesar de muitas vezes fazerem do uso da medicação uma grande rotina diária, acabam por esquecer-se detomar os comprimidos ou tomá-los na dose indevida acidentalmente, por problemas de memorização. Como todo produto, o dispositivo também passa pelas quatro fases do ciclo de vida de todo produto, descritas abaixo:

Durante a fase de lançamento é esperado uma taxa de crescimento de vendas forte, porém com pequena participação no mercado, pois nossos clientes alvos ainda terão certa restrição na horade optar por um produto inovador e vão preferir optar pelos tradicionais porta remédios. Porém clientes inovadores, que gostam de experimentar as novidades que o mercado dispões optaram em conhecer o nosso produto. Como se espera um aumento da expectativa de vida a cada ano, a tendencia é que nossa clientela aumente a cada ano. É normal que nessa fase as despesas superem a receita.
Crescimento:nessa fase o produto começará a apresentar lucros para a empresa, os clientes deixarão de ser do tipo inovadoras e se tornarão "pronto adotadores" de um produto que se consolida no mercado. Com o crescimento da expectativa de vida, a tendência é que as vendas cresçam mais ainda, outras empresas ao perceberem o sucesso do produto devem começar a copiar a idéia. A participação no mercado deve chegarao máximo nessa fase
Maturidade: o crescimento de venda ja não é tão elevado, os lucros atingirão o seu máximo, clientes imitadores começam a consumir o produto, o produto já não é mais tão novidade como nas fases anteriores. Porém as pessoas se acostumarão com o novo porta comprimidos e o consumirão por ele continuar sendo a melhor alternativa do mercado até o momento.
Declínio: os lucroscomeçarão a cair nessa fase, os concorrentes já estarão produzindo e vendendo produtos semelhantes, outros produtos inovadores aparecerão no mercado para substituir o porto comprimidos colorido, apesar do aumento da expectativa de vida, outra tendência é a evolução da medicina e o avanço dos estudos para cura de doenças o que fará com que as pessoas que tomam comprimidos diariamente diminua....
tracking img