Desenvolvimento de novos produtos - a inovação no setor calçadista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS - A INOVAÇÃO NO SETOR CALÇADISTA



Ademilson Rogério de Oliveira1
Sérgio Luis Antunes de Oliveira2

RESUMO

Antes de descrevermos as inovações do mercado calçadista, é importante conhecermos como é o processo de fabricação dosmesmos, buscando um melhor entendimento sobre o assunto, onde o calçado é muito mais que um simples produto adquirido por pessoas que querem proteção para os pés. Ele é um fetiche, um causador de sensações e sentimentos. Nele, é atribuído a aplicação de tecnologias, e todo o resultado destes conhecimentos é oferecido aos consumidores finais, para que possam dele desfrutar e absorver todo o prazerde bem estar. Este artigo foi estruturado de forma a estudarmos gradativamente desde o processo desenvolvimento e fabricação dos calçados, até os benefícios que a inovação traz para o mercado calçadista.

Palavras-Chaves: Inovação, Desenvolvimento, Calçado, Mercado Calçadista.





INTRODUÇÃO



Processo de Produção e Estrutura Industrial

O calçado é um produto demoda (segue sempre as tendências de cada estação do ano) e estilos variados, confeccionado em diferentes materiais e que atende múltiplas finalidades de consumo. Assim, não existe um único mercado de calçados e, dependendo dos critérios utilizados, pode-se ter vários segmentos: calçados sociais, atléticos (tênis), casual, de segurança; calçados para homens, senhoras e crianças; fabricados emcouro, em materiais sintéticos, em tecidos; etc. Essa gama variada de segmentos é um dos fatores que explicam a permanência de empresas com diferentes níveis de capacitação e
eficiência no mercado. (Costa, 1993).



1 Aluno do Curso de Administração de Empresas, UNISO 2010. Email: ademilson.roliveira@gmail.com
2 Aluno do Curso de Administração de Empresas, UNISO 2010. Email:oliveira2180@gmail.com


1

O processo de fabricação é descontínuo e o fluxo de produção ocorre através de distintos estágios: modelagem, corte, costura, montagem e acabamento. Em anos recentes assiste-se à introdução de tecnologias de base microeletrônica que permitem redução no tempo de criação de novos modelos, aumentam a flexibilidade na alteração de feitios, além de reduzir custos,diminuindo o desperdício de matéria-prima e substituindo mão-de-obra especializada, fator relevante principalmente no caso dos países desenvolvidos. (Costa, 1993).

A técnica de Computer Aided Design (CAD) permite que o modelista (ou o operador) elabore o modelo do calçado no monitor, desenhando as peças que co mpõem o calçado com as especificações das medidas e a escala dosmodelos. No caso de alguns modelos mais complexos, ou tipos de calçados atléticos (tênis), que requerem várias peças, a escala e a feitura dos moldes para a confecção das matrizes demandam um razoável dispêndio de tempo, quando realizados à mão, e que pode ser reduzido significativamente através do CAD. Além disso, essa técnica facilita e agiliza as alterações de modelos, tais como rebaixar linhas,bordas, redesenhar peças, etc. À medida que vão mudando os modelos fabricados, seja por exigências do mercado ou de estratégia de produto da empresa, o CAD possibilita também que essa troca ocorra com rapidez. O resultado é uma economia razoável em material e no tempo de concepção. No entanto, a complexidade das fases de costura e montagem, onde se concentra cerca de 80% da mão-de-obra, temlimitado as possibilidades de automação. (Costa, 1993).


Inovação nos Produtos e Processos

A indústria já usa tecnologias avançadas em design e processos de produção. Desenvolvimento de novos tipos de calçados (calçados para diabéticos, por
exemplo) vai ao encontro das mudanças conforme a demanda dos consumidores.

Mas também está desenvolvendo novos processos de...
tracking img