Desenvolvimento de meninos e meninas do período de gestação à pré-escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE MENINOS E MENINAS DO PERÍODO DE GESTAÇÃO À PRÉ-ESCOLA


MAGALHÃES, Carolina C. D.
VENTURA, Stéfani F.
Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva






RESUMO
O papel da família é de fundamental importância para o desenvolvimento físico e emocional da criança, seja ela menino ou menina, criando um ambiente estimulante e saudável parao seu desenvolvimento. Objetivou-se, portanto, estabelecer as diferenças de desenvolvimento entre meninos e meninas, desde o período de gestação e após as intervenções educativas na pré-escola, a fim de demonstrar como o ambiente em que a criança vive influência no decorrer de seu desenvolvimento, alertando pais e educadores a agir de forma proporcional em cada fase, não deixando de dar a atençãonecessária, ou mesmo agindo em excesso. Utilizaram-se levantamentos bibliográficos abordando aspectos teóricos ligados ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Verificou-se uma diferença significativa no tempo de desenvolvimento, onde na maioria das fases ocorre primeiramente em meninas do que em meninos. Portanto, recomenda-se que ações educativas devam ser incluídas na vida de meninosa partir dos três anos de idade, evitando em sentimento de ansiedade e abandono que possam desenvolver devido ao fato de serem mais dependentes dos pais do que as meninas.

Palavras-Chaves: Desenvolvimento Infantil, Relações Familiares, Influências, Conhecimento.


ABSTRACT
The role of the family is of fundamental importance for the physical and emotional development of the child,whether boy or girl, creating a stimulating environment and healthy for their development. The objective is therefore to establish the developmental differences between boys and girls, since the gestation period and after the educational interventions in pre-school in order to demonstrate how the environment in which children live influence the course of its development, alerting parents andeducators to act proportionately in each phase, whilst giving the necessary attention, or even acting in excess. We used bibliographic addressing theoretical aspects related to physical, cognitive and emotional. There was a significant difference in development time, where most of the stages occur primarily in girls than in boys. Therefore, it is recommended that educational activities should be includedin the life of boys from the age of three, in avoiding feelings of anxiety and helplessness that can develop due to the fact that they are more dependent on their parents than girls.

Key Words: Child Development, Family Relationships, Influences, Knowledge.








1. INTRODUÇÃO


Hoje em dia, pela primeira vez, existem áreas de pesquisa dedicadas somente à identificaçãodas diferenças entre meninos e meninas. Seriam elas uma herança biológica ou fruto de condições sociais?
Muitos acreditavam antes que essas diferenças de gênero vinham das roupas e brinquedos que os pais davam as crianças. Então a fim de reverter ou então comprovar isto muitas escolas de ensino infantil passaram a insistir para que meninos brincassem de bonecas e as meninas com blocos Lego.A idéia que prevalecia era a que se meninos e meninas fossem criados do mesmo modo, os problemas e as diferenças entre os sexos desapareceriam.
Preushoff (2008) explica que a questão ‘menino ou menina’ é aparentemente antiga, e mantém um papel significativo no planejamento familiar, em todos os cantos do planeta. Os questionamentos são: “Que conclusões os pais tiram do fato da criança sermenino ou menina? E como vão lidar com isso?”. Vieira (2009) também cita que a família é responsável pela manutenção de um ambiente estimulante e saudável, gerador de condições propícias para que a criança seja ela menina ou menino desenvolva todo seu potencial. Para especialistas em terapias é muito importante que os pais estejam unidos e que assuma de forma contínua o papel de seu sexo....
tracking img