Hipertensao arterial secundaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA SECUNDÁRIA (HAS-S)

A HAS-S corresponde de 5 a 20% dos pacientes hipertensos. Nesses pacientes o mecanismo específico que causa elevação da pressão arterial frequentemente é mais aparente e possível de ser identificado. A correção da causa pode curar a hipertensão. As principais causas de HAS-S:

Hiperaldosteronismo Primário (HAP) – Doenças comohiperplasia bilateral das adrenais, adenoma supra-renal unilateral produtor de aldosterona (mais comum), hiperplasia adrenal unilateral, carcinoma adrenal que culminam com a produção de aldosterona aumentada de forma autônoma ao sistema renina-angiotensina são causas de HAP, uma forma potencialmente curável de hipertensão. Carcinoma produtor de aldosterona, diferente dos adenomas das supra-renais,produz comumente quantidade excessivas de outros esteróides além da aldosterona.
Os achados sugestivos dessa forma de HAS-S são hipertensão com hipotassemia espontânea, hipertensão resistente ao tratamento ou hipertensão com nódulo adrenal e devem ser investigados através da relação aldosterona/atividade da renina plasmática. Caso essa relação seja superior a 30 é provável o diagnóstico de HAP.Nesse caso, um exame de imagem das adrenais é necessário para determinar a lesão. A remoção cirúrgica geralmente reduz a PA apenas em pacientes com adenoma.

Hipertensão Renovascular (HR) – A hipertensão renovascular é definida como HAS decorrente de isquemia renal, geralmente causada por lesão obstrutiva de uma ou de ambas artérias renais. Um rim isquêmico terá a liberação de reninaaumentada devido à diminuição do fluxo e perfusão renal. Grupos de riscos para esse distúrbio são pacientes mais velhos com doença aterosclerótica e pacientes com displasia fibromuscular.
Os achados aos quais se deve atentar para a possibilidade de HR são: presença de sopro epigástrico sistólico/diastólico, assimetria do tamanho renal, edema pulmonar sem causa aparente em paciente hipertenso,pacientes com deterioração inexplicada da função renal ou após instituição de terapia com inibidor de ECA, hipertensos com doença aterosclerótica difusa, hipertensão refratária, início recente de hipertensão grave. Deve-se salientar que a estenose da artéria renal pode ocorrer em normotensos, e a HAS pode coexistir com estenose arterial renal que não seja responsável pela hipertensão.
Como examede triagem é indicado a cintilografia renal potencializada com captopril. O ultrassom com Doppler possibilita avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo renal. O padrão-ouro é a arteriografia com contraste, porém é contraindicada em pacientes com diabetes ou insuficiência renal devido à nefrotoxicidade.O tratamento medicamentoso com inibidores de ECA e bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensinasão eficientes já que bloqueiam o sistema renina-angiotensina. A dilatação da estenose por angioplastia renal transluminal percutêna é indicada para pacientes jovens com displasia fibromuscular. Nos pacientes ateroscleróticos o reparo vascular com ou sem stents e abordagem cirúrgica por revascularização podem ser indicados caso a terapia clínica não seja satisfatória, e apresentam melhoresresultados em pacientes com aparecimento recente da HAS.

Doença Renal Crônica (DRC) – É a maior causa de HAS-S cuja prevalência é de 60-100% em pacientes com doença renal. O diagnóstico causal do acometimento renal é fundamental para escolha do tratamento anti-hipertensivo. Insufiência renal, edema, uréia e creatinina elevadas, proteinúria/hematúria são achados de DRC. Os principais mecanismospatogênicos da HAS na DRC são a sobrecarga de volume e a ativação do sistema renina-angiotensina. Tendo em vista a importância da hipervolemia para aumento da PA, os diuréticos são eficientes. Antagonistas de canais de Ca não-dihidropirimidinicos são efetivos na redução da proteinúria em pacientes com DRC secundária a nefropatia diabética.

A hipertensão pode causar nefroesclerose, e em alguns...
tracking img