Desenvolvimento da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento da linguagem:
É verdade que a linguagem é feita de símbolos, mas os símbolos são, em certo sentido, o que há de mais real nas coisas, visto que lhes formulam as razões de existência (Wallon, 1979, p.199).
A linguagem é atividade essecial do conhecimento do mundo do ponto de vista da aquisição. É o espaço em que a criança se constitui como sujeito e em que os objetos do mundofísico serão percebidos por elas, os papéis das palavras e as categorias lingüísticas não existem inicialmente, mas se instauram através da experiência ao longo do desenvolvimento infantil. A evolução da linguagem começa nas primeiras semanas de vida, ou seja, através do afeto, das intenções, dos sons articulados, da alimentação, ela se torna objeto de aprendizagem, portanto, crianças que não sãoestimuladas em suas atividades diárias, suas brincadeiras, escassez de respostas às suas perguntas, privação de experiências, poderão futuramente ter problemas relativo à expressão verbal.
Luria( Neuropsicólogo russo), publica em 1987, que a palavra “não é somente um meio de substituição das coisas”, ou seja, não serve apenas para nomear os objetos, é, sim “a célula do pensamento”.Contudo, Luriaobserva que a referência exata da palavra, por mais simples que pareça à primeira vista, é o produto de um longo desenvolvimento. De fato, ao acompanharmos o desenvolvimento da criança, torna-se fácil constatarmos que as palavras amadurecem em significado, paralelamente ao amadurecimento da criança. Linguagem e cognição crescem juntas, interdependentemente. A linguagem serve de substrato para melhorcompreensão do mundo e a melhor compreensão do mundo traz novos instrumentos de apoio para o desenvolvimento linguístico.
Em várias de nossas observaçoes pudemos constatar uma atividade desenvolvida em função de um livro, seja de desenhar os personagens, de literatura comunitária do mesmo e formação de grupo para discutí-lo e evidenciar os pontos mais importantes, e quando fábulas,a sua moral.Tais atividades incentivam a criança a  usar sua linguagem para expressar seus sentimentos, idéias, sonhos, desejos, e medos.Permitindo que ela crie desenhos novos livremente com lápis, lápis cera, pilot e papel.
A atividade lúdica nessa idade é parte importante do desenvolvimento,onde a criança reproduz cenas cotidianas do “mundo adulto” por meio de suas brincadeiras, e explora sua imaginação.Exemplo I.
Grupo de alunos do sexo masculino brincam que todos são super-herois
. “Eu sou um vampiro de verdade”, D. fala para colegas. “Você nem voa!”, K. diz. . “Eu sou o ninja que é azul”, G.
Temos um exemplo de jogo simbólico. A criança imita, cria, constrói símbolos e inventa coisas que ela deseja.É o mundo do faz-de-conta
Segundo Piaget(1924) essa fase da criança é chamada depré-operatória é também denominada da fase da função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos,tornando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. A partir daí, há o desenvolvimento de um pensamento simbólico e pré-conceitual e, em seguida, do pensamento intuitivo e é a fase em que a inteligência prática se torna a inteligêciarepresentativa,o que livra o pensamento infantil do “aqui e agora” para um pensamento temporal mais abrangente.
Exemplo I :
“Crianças conversam entre si e a professora diz: “Nós vamos aprender uma nova música hoje”. E pergunta se as crianças se lembram de uma aula distante em que também houve música.Os alunos afirmam que lembram e dizem terem usado as mãos,pés e bocas para acompanhar o ritmo na ocasião.”De acordo com Piaget,as crianças nessa fase pré-operatória,passam a ter a noção temporal mais aguçada. A noção do aqui e agora se expande, para o ontem e para o amanhã. A ação passa de imediatista para intuitiva.O desenvolvimento cognitivo está se desenvolvendo .
Imagens mentais mais elaboradas,copias e imitações de acontecimento passados e reconstituíem em um momento posterior.

O...
tracking img