Desenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa um
Passo dois

a) A principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico é que sua descrição será destinada a explicar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes, para sua produção. Já o desenho artístico é destinado a transmitir apenas uma imagem, sem grande ênfase na qualificação das dimensões do objeto representado.b) Perspectivas: a representação designada por perspectivas é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de determinado objeto. O desenho assemelha-se, de fato, a uma fotografia do objeto desenhado, não sendo necessária nenhuma capacidade especial para a sua interpretação. A informação que ele consegue transmitir é menor que na representação em vistas múltiplas, mas pode serimportante, por exemplo, em esquemas de montagem ou em catálogos de publicidade, onde um simples olhar pode dar uma visão clara objeto.

Vistas múltiplas: É um dos tipos de representação mais usados em Engenharia, se baseia no conceito de projeção ortogonal. A quantidade de informação que pode estar contida num desenho deste tipo é muito grande, desde o simples esquema até um desenho de produçãocompleto, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc. Obedece a determinadas normas e convenções de representação que quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado. A representação de objetos em vistas múltiplas é, em geral, mais fácil de executar do que a representação em perspectiva, sendo, por isso, preferido quando o seu leitor está treinado na leitura dedesenhos em vistas múltiplas.

c) Existem vários órgãos, nacionais e internacionais, que produzem normas e regras sobre os mais variados assuntos, um destes, o desenho técnico. No nível europeu, as normas e regras de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes, em geral, às normas ISSO (International Organization for Standing dardization). No continente americano, existemas normas ANSI (America National Standards Institute) que, são as normas de aplicação semi exclusiva. No nível de cada país, existem também
Organismos ligados à normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (Instituto Português de Qualidade) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo NP assim como na Inglaterra é o BSI (British Standarts Institute), que produznormas com o prefixo BS são muito usadas as normas alemãs DIN.

Passo três

a) Toda a informação inscrita num desenho, seja em qualquer um dos caracteres existentes, deve ser apresentada em escrita normalizada. Isto é válido, quer para a realização de um esboço a mão livre, quer para a realização de um desenho num sistema de AutoCAD. Utilizar as normas de escrita tem como objetivos básicos auniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) Linha A: Continua grossa
Aplicações: A1 linhas de contorno invisível, A2 arestas visíveis.

Linha B: Continua fina
Aplicações: B1 arestas fictícias, B2 linhas de cota, B3 linhas de chamada, B4 linhas de referência, B5 tracejado de corte, B6 contorno de seções locais, B7 linhas de eixo curtas.

Linha C:Continua fina a mão livre
Aplicações: C1 limites de vistas locais ou interrompidas quando o limite não é uma linha de traço misto. Limites de cortes parciais existentes no desenho.

Linha D: Continua fina em ziguezague
Aplicações: D1 mesmas aplicações da C1.

Linha E: Interrompida grossa
Aplicações: E1 linhas de contorno invisível, E2 arestas invisíveis.

Linha F: Interrompida fina
Aplicações:F1 linhas de contorno invisível, F2 arestas invisíveis.

Linha G: Mista fina
Aplicações: G1 linhas de eixo, G2 linhas de simetria, G3 trajetória de peças móveis.

Linha H: Mista fina com grossa nos limites da linha e nas mudanças de direção
Aplicações: H1 planos de corte.

Linha J: Mista grossa
Aplicações: J1 indicação de linhas ou superfícies às quais é aplicado um determinado...
tracking img