Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJEÇÕES ORTOGONAIS

PROJEÇÃO ORTOGONAL
Projetar significa "incidir sobre" e as formas mais comuns de projeção estão sempre associadas à luz como elemento projetante que incide sobre alguma coisa material. Projeção vem de PROJETAR: atirar longe, arremessar, lançar algo sobre uma superfície. Projetar significa representar graficamente, em um plano, uma figura localizada no espaço. Existemvárias formas de projeção, entretanto a ABNT adota a PROJEÇÃO ORTOGONAL, por ser a representação mais fiel à forma do modelo.

PROJEÇÃO NA RETINA
O primeiro local onde aparece o conceito do projeção é na própria formação da imagem no olho humano. Neste caso, raios provenientes de uma fonte luminosa são refletidos por um objeto, atravessam a pupila e atingem a retina produzindo a imagem queenxergamos.

PROJEÇÃO DE SOMBRA
As sombras, são outra forma de projeção encontrada no dia-a-dia. Os raios de luz que foram refletidos deixaram de atingir uma parede que estava atrás do objeto. Desta forma, essa região não iluminada delimitará a sombra do objeto.

PROJEÇÃO DE SLIDE
Outro exemplo, seria o de um projetor de slides, no qual uma película translúcida contendo uma imagem é colocadaentre una fonte de luz e uma tela de projeção.

PROJEÇÃO NA MÁQUINA FOTOGRÁFICA
Em uma máquina fotográfica ocorre um processo semelhante àquele do olho, no qual a retina é substituída pelo filme e a pupila substituída pelo diafragma.

PROJEÇÃO EM DESENHO TÉCNICO

A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitirsuas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza.

Para entender bem como é feita a projeção ortográfica você precisa conhecer três elementos: o modelo (ou o objeto), o observador (ou o centro de projeção) e o plano de projeção.

A projeção pode ser: · Cônica (ou Central) quando o centro de projeção esta a uma distancia finita da superfície; · Cilíndrica (ou Paralela)quando o centro de observação está a uma distancia infinita. Ainda, em relação à superfície plana de projeção, é ORTOGONAL quando as projetantes são perpendiculares; e Obliqua, quando inclinadas.

MODELO
É o objeto a ser representado em projeção ortográfica. Qualquer objeto pode ser tomado como modelo: uma figura geométrica, um sólido geométrico, uma peça de máquina ou mesmo um conjunto depeças.

O modelo geralmente é representado em posição que mostre a maior parte de seus elementos. Pode, também, ser representado em posição de trabalho, isto é, aquela que fica em funcionamento. Quando o modelo faz parte de um conjunto mecânico, ele vem representado na posição que ocupa no conjunto.

OBSERVADOR
É a pessoa que vê, analisa, imagina ou desenha o modelo. Para representar o modelo emprojeção ortográfica, o observador deve analisá-lo cuidadosamente em várias posições.

Em projeção ortográfica deve-se imaginar o observador localizado a uma distância infinita do modelo. Por essa razão, apenas a direção de onde o observador está vendo o modelo será indicada por uma seta, como mostra a ilustração abaixo:

PLANO DE PROJEÇÃO
É a superfície onde se projeta o modelo. A tela decinema é um bom exemplo de plano de projeção:

Os planos de projeção podem ocupar várias posições no espaço. Em desenho técnico usamos dois planos básicos para representar as projeções de modelos: um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente.

DIEDROS
Esses dois planos, perpendiculares entre si, dividem o espaço em quatro regiões chamadas diedros.
Cada diedro éa região limitada por dois semiplanos perpendiculares entre si. Os diedros são numerados no sentido anti-horário, isto é, no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio.

No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1º diedro.

Para simplificar o entendimento da projeção ortográfica passaremos a representar apenas o 1º diedro, o que é normalizado pela ABNT. Chamaremos o...
tracking img