Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

Passo 1

Leia o capítulo 1 do PLT e discuta os principais tópicos com o eu grupo.

Passo 2

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico?
R.: O desenho artístico é a forma que o artista utiliza para se expressar, definindo cores, imagens, objetos, etc. já o desenho técnico é um ramo especializado do desenho, caracterizado pelasua normatização e pela apropriação que faz das regras da geometria descritiva.Tal forma de desenho é utilizada como base para a atividade projetual em disciplinas como a arquitetura, o design e a engenharia. O desenho técnico, é a ferramenta mais importante num projeto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica. Nele constam todas as informações referentes ao projeto.

b)Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
R.: Perspectivas: Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão.
Vistas Múltiplas: Técnica de representação baseada no conceito de projeção ortogonal possui uma gama muito grande de informações referente aoobjeto, Obedece a determinadas normas e convenções que, quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve comoreferência para maioria das normas individuais de cada país.
R.: ISO(International Organization for Standardization).

Passo 3

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
R.: A utilização de escrita normatizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
R.: O tipo e espessura de linha indicam sua função no desenho.
Contínua larga – arestas e contornos visíveis de peças, caracteres, indicação de
corte ou vista.
Contínua estreita – hachuras, cotas
Contínua a mão livreestreita (ou contínua e “zig-zag”, estreita) – linha de ruptura
Tracejada larga – lados invisíveis
Traço e ponto larga – planos de corte (extremidades e mudança de plano)
Traço e ponto estreita – eixos, planos de corte
Traço e dois pontos estreita – peças adjacentes

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a umautilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
R.: O uso do papel é importante para uma melhor leitura e a sensibilidade do desenhista é fundamental na hora do desenvolvimentismo de um projeto.

d)Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.
R.: Devemos utilizar estas escalas quando o objeto for maior ou menor do que a sua dimensão real.

Passo 4

Utilizeo formato A4 em branco para traçar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica.

ETAPA 2

Passo 1

Faça a leitura do anexo A do PLT e responda corretamente as questões abaixo:

a) O estudo do desenho técnico não deve começar sem que o aluno...
tracking img