Descobrindo valores sonoros da escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCOBRINDO OS VALORES SONOROS DA ESCRITA

Para alguns educadores o ensino da língua escrita deve iniciar com uma mesma palavra para toda a classe, escolhida a partir do contexto de vida das crianças, sendo esta palavra geradora de interesse e a expressão selecionada produzirem conhecimentos novos em curto espaço de tempo. Após a seleção, a palavra deve ser empregada em várias atividadesdurante um determinado período e assim, pouco a pouco a palavra será decomposta em sílabas e letras que serão combinadas com outras. Quando os caminhos tiverem se esgotado nova palavra é escolhida.
Mas deixar o condicionamento de lado ainda é complicado para muitos profissionais. Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança elabora hipóteses sobre o sistema de escrita. Descobrirem qual nível cada uma está é um importante passo para os professores alfabetizadores levarem todas a aprender, sendo assim, o primeiro passo para se saber qual a relação que a criança tem do que escreve e do que lê é a sondagem que deve ser feita pelo professor logo num primeiro contato. Ficar atento às reações dos alunos enquanto escrevem também é fundamental. Anotar o que eles falam, sobretudode forma espontânea, pode ajudar a perceber quais as ideias deles sobre o sistema de escrita.
Segundo Ferreiro e Teberosky, "as crianças constroem ideias sobre escrita, resolvem problemas e elaboram conceitos" e aqui entra o que pode ser considerada uma palavra, com quantas letras ela é escrita e em qual ordem as letras devem ser colocadas. As autoras ainda observaram que na tentativa decompreender o funcionamento da escrita, as crianças elaboram teorias que se desenvolvem como:
-pré-silábico: quando não percebem a escrita ainda como uma representação do falado e que possuí dois níveis; o primeiro é onde as crianças procuram diferenciar o desenho da escrita, identificando o que é possível ler. O segundo é quando constroem organizadores básicos, ou seja, que é preciso uma quantidademínima de letras para que algo seja escrito e de que há uma variedade de caracteres para que se possa ler.
-silábico: quando a criança atribui a cada parte do falado uma letra. Também tem dois níveis, onde um é o silábico sem valor sonoro, quando a criança representa cada sílaba por uma única letra qualquer, sem relação com os sons que representam, e outro, chamado de silábico com valor sonoro,quando a criança representa cada sílaba por uma vogal ou consoante que expressa seu som ao qual corresponde.
-silábico-alfabético: é o período de transição onde a criança alterna o uso simultaneamente das duas teorias descritas acima.
-alfabético: onde a criança já compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a um som determinado.
O nivelamento transcende a simples seleção depalavras geradoras de interesses comuns e de aprendizagem similares para todo um grupo de crianças. Ao impor-lhes uma mesma palavra e a sequência de aprendizagem, o que prevalece é o ponto de vista do professor, ao dar prioridade ao coletivo, seja na escolha das palavras ou como ensinar, o professor alcança maior disciplina o que facilita sua tarefa.
Em qualquer situação é admissível a organização degrupos. O que é de difícil aceitação é a ideia de coletivizar as etapas do processo de construção do conhecimento, quando sabemos que essas etapas são diferentes em crianças da mesma idade, assim se conclui que mesma faixa etária não significa mesma capacidade de aprendizado.
Em uma sala de aula, a seleção de uma mesma palavra para toda a classe, a análise das suas sílabas e letras, cópias, sãofundamentados em uma explicação semelhante ao treinamento de um animal. Ao contrário de um treinador, o professor recorre a certas condutas em virtude de seu desconhecimento a respeito de como as crianças aprendem. Desconhecendo as conquistas características do processo de construção da língua escrita, inerente à palavra escolhida, existe algo passível de atrair o interesse de toda uma classe....
tracking img