Descartes de lampadas florescentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO AMBIENTAL

PROJETO DE DESCONTAMINAÇÃO DE LÂMPADAS COM MERCÚRIO




1 1.Apresentação

A implementação da coleta seletiva de lâmpadas fluorescentes foi inserida pelo Ecotime dentre as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Programa de Gestão Ambiental da Procuradoria Geral da República. Em geral, a justificativa da coleta seletiva de resíduos sólidos fundamenta-se noreaproveitamento de material e a conseqüente economia de recursos naturais. Há tipos de resíduos cuja necessidade de destinação adequada apóia-se também na periculosidade que tais materiais representam para o homem e seu meio, como é o caso daqueles qualificados como perigosos. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) classifica como “Resíduo Perigoso” as lâmpadas fluorescentes por conter o gás demercúrio, metal de elevada toxicidade.
A ABNT NBR 10.004, norma que trata dos Resíduos Sólidos, ao estabelecer os limites admissíveis de diversos elementos e substâncias químicas dispostos no meio ambiente, destaca o mercúrio por seu nível de periculosidade. Na mesma linha, a norma regulamentadora NR15 do Ministério do Trabalho, que trata das atividades e operações em locais insalubres,também lista o mercúrio como um dos principais agentes nocivos que afetam a saúde do trabalhador. Daí, a necessidade de se adotar políticas eficientes de gerenciamento de resíduos constituídos de lâmpadas.
Sem essa política de gerenciamento adequado, essas lâmpadas são jogadas nos lixões ou aterros sanitários, contaminando o solo e, mais tarde, os cursos d' água e lençóis freáticos, podendochegar inclusive à cadeia alimentar, sendo absorvido pelos organismos vivos. O mercúrio é nocivo aos seres vivos e extremamente prejudicial à saúde humana, podendo causar efeitos irreversíveis ao sistema nervoso.
Vale ressaltar que vários órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral, o Supremo Tribunal Federal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, dentre outros, passaram a destinar deforma adequada o resíduo de lâmpadas fluorescentes, enfatizando o aspecto da saúde humana dentre as finalidades das ações ambiental mente responsáveis em seus programas de gestão ambiental.
Por todo o exposto, o presente documento apresenta os procedimentos que deverão ser adotados na PGR para a destinação ambientalmente segura e adequada para o descarte de lâmpadas com vapor de mercúrio,que inclui coleta seletiva, descontaminação e reciclagem.

2 2.Benefícios ambientais:

I. Diminuir o volume de resíduo gerado no Edifício-sede da Procuradoria Geral da República, sobretudo aquele enviado aos lixões e aterros sanitários.
II. Minimizar o volume de mercúrio descarregado no meio ambiente.
III. Reduzir o risco de contaminação do solo, da água, do ar e dos seres vivos,inclusive o homem.
IV. Minimizar a extração de matéria-prima do meio ambiente.
V. Valorizar ações de responsabilidade ambiental, promovendo a imagem do Ministério Público na defesa do meio ambiente.

3 3. Objetivos:

3.1. Geral:
Reduzir o impacto ambiental causado na execução de caráter administrativo e operacional das atividades desenvolvidas na Procuradoria Geral da República, observandoo princípio de desenvolvimento sustentável e de proteção ao meio ambiente inerentes às funções precípuas do órgão e previstos em seu Programa de Gestão Ambiental.

3.2.Específicos:
I. Estabelecer um mecanismo permanente de encaminhamento adequado das lâmpadas que utilizam vapor de mercúrio descartadas pela Procuradoria Geral da República, podendo inclusive incluir as demais unidades do MPFque solicitarem.
II. Informar e sensibilizar os servidores, membros, funcionários terceirizados, bem como ao público externo quanto à importância da coleta seletiva deste material, enfatizando os danos causados ao homem e à natureza.

4 4. Sobre as lâmpadas fluorescentes:

Segundo informação do Parecer Técnico nº 65/2006 da PRDF

As lâmpadas fluorescentes (lâmpada de...
tracking img