Filosofia de ministerio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA DE MINISTÉRIO

Daniel Custódio da Silva
2008

Uma das principais necessidades de um Pastor é ter sua Filosofia de Ministério bem definida em sua mente, e, se possível, no papel. Isso significa uma Eclesiologia boa, mais bem elaborada do que o fizeram os Reformadores.
Faz-se necessário desenvolver uma Eclesiologia que suporte uma Filosofia de Ministério. A Eclesiologia está ligadadiretamente ao Pastorado. Posso dizer que a minha “Filosofia de Ministério” é igual à minha “Eclesiologia”.
A Filosofia de Ministério é a força propulsora que move a igreja e lhe dá Orientação, fazendo a sua Liderança saber para onde vai, dando-lhe condições de escolher os caminhos mais apropriados.
É a Filosofia de Ministério que estabelece e determina a Estratégia da Igreja e do nossoMinistério.
Logo, a Filosofia de Ministério nada mais é do que um grupo de convicções reunidas sobre a sua própria doutrina da igreja. Portanto, a nossa Filosofia de Ministério se confunde com nossa Eclesiologia.
Uma vez que a nossa Filosofia de Ministério é formulada, as estratégias se desenvolvem e, naturalmente, a Metodologia de Ministério se torna clara.

1. Que é Igreja Visível?
A Igreja Visívelde Cristo é a comunidade do povo de Deus chamada para fora do mundo, e enviada ao mundo como discípulos de Cristo.

2. A Natureza Fundamental da Igreja:
Santidade
Unidade
Universalidade
Apostolicidade.

3. A Igreja:
É Santa porque é separada do mundo e por ser o Templo do Espírito Santo;
É Universal por transcender os tempos e as culturas, significa sua catolicidade;
A Unidade advém deser Cristo e somente Ele, a sua Cabeça;
A Apostolicidade reside no fato de ela estar fundamentada no Testemunho dos Apóstolos e se não estiver edificada sobre os ensinos dos Apóstolos, tudo o mais perde o valor. Ela é enviada (significado de apóstolo). A Apostolicidade continua na Igreja apesar de não haver mais Apóstolos como nos “dias apostólicos”. O cargo de Apóstolo (enviado) cessou, mas aApostolicidade (ser enviada) da Igreja continua (Jo 20.21-22).

4. O Espírito Santo não veio tão-somente para Confortar a Igreja, mas Ele veio especialmente para Equipar a Igreja Visível, isto é, para equipar os Discípulos como Testemunhas de Jesus em todo o mundo. Enquanto o Espírito Santo abre a boca dos Discípulos o diabo faz tudo para fechá-la, assim tirando a Apostolicidade da igreja.

5.Para quê a Igreja existe:
Para Adorar a Deus
- Louvor
- Ações de Graças
- Adoração.
Para Salvar o Mundo
- Testemunho
- Evangelização
- Fazer Uso dos Dons do Espírito Santo
- Interceder
- Ser um Sacrifício Vivo.
Para Nutrir e Treinar
- Treinamento de Discípulos
- 1Tm 3.2 cabe ao Pastor ensinar (dar o Treinamento, Discipular)
- Alimentar a Igreja com a Pregação.6. Para quê a Igreja existe:
Para Adorar a Deus
Para Evangelizar o Mundo
Para Treinar seus Discípulos

7. Sou Pastor.
⇨ Sl 23.1-6 e Jo 10.11 Jesus é o modelo do Pastor.
⇨ Jr 3.15
A Vocação ou Chamado é algo celestial. Não é um voluntariado, mas um
Chamamento específico e eficaz.
É Deus Quem dá Pastores; a escolha é Sua, não do homem. Ele coloca dentro do Corpo (a Igreja) quemEle quer, e dá os Dons como Lhe apraz.
Pastorear é alimentar o rebanho, prover-lhe o alimento (sustento). Neste sentido o Pastor é um mordomo de Deus; portanto, não pode reter o alimento às ovelhas, pelo contrário, cabe-lhe procurar e variar o cardápio a elas oferecido.
É o Pastor quem protege as ovelhas. Lobos estão sempre procurando uma ovelhinha perdida para devorar. Para isso servem obordão e o cajado.
O vocacionado não tem repulsa a cheiro de ovelha. Sua missão é apascentar.
Ele pastoreia segundo o coração de Deus, isto é, (1) com Conhecimento; e, (2) com Inteligência. Ele procura ter um padrão de excelência, sendo um estudioso; e procura pela Sabedoria no trato com suas ovelhas.
Textos pertinentes ao Pastorado:
⇨ 2Tm 1.8-11
A Vocação para o Pastorado é o Chamado de Deus...
tracking img