Desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância




























Fundamentos da Administração






























Ananindeua-Pará

2011



Luiza Hermina Magalhães Martins/ Ra: 338616

Halison Cley Fêlix Silva/Ra: 343250

Karin Suellen Silva Dos Santos/Ra: 342949

Kelly Lima daSilva/Ra: 340982

Nayane Cristina Pontes de Miranda/Ra: 338991











Fundamentos da Administração



Profª.Ma.Mônica F.Satolani





















Ananindeua-Pará

2011

INTRODUÇÃO

Administração não se resume mais a um simples processo cíclico e linear de planejar, organizar, dirigir e controlar toda a atividade organizacional. Ela émuito mais do que isso. Apesar de ser uma das mais jovens ciências da humanidade, mais nova que a sociologia, psicologia e a física quântica, a Administração já mostrou daquilo que é capaz. Século XX é considerado o século da Administração em termos de criação de riqueza e do espetacular aumento da qualidade de vida das sociedades mais avançadas se deveu ao forte impulso provocado pela Administração.Ela foi o elemento catalisador que permitiu que as descobertas e invenções das várias ciências físicas, química, medicina, biologia e entre outras pudessem ser transladadas para que rapidamente as organizações as transformassem em produtos e serviços disponíveis à sociedade. Na verdade, foi a Administração que permitiu às várias ciências a oportunidade de transformar as suas invenções edescobertas em benefícios reais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Ela é tanto responsável pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes,lucrativas ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento. O desenvolvimento de uma nação, estado federativo, município, organizações em geral e empresas em particular, passa necessariamente pela Administração.

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiarde estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em escolas e essas, são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório das TeoriasClássicas da Administração, tidas como mecanicistas e racionalistas, contrapondo-as à prática das indústrias criativas, organizações flexíveis que valorizam a criatividade e conhecimento individuais. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais flexíveis eadaptáveis.


A abordagem sistêmica da gestão (ou Teoria de Sistemas) surgiu, juntamente com a Abordagem Contingencial, na seqüência da detecção de diversas limitações das escolas de gestão anteriores, nomeadamente a Escola Clássica e a Escola Comportamental.


O pressuposto que serviu de base à Abordagem Sistêmica da Gestão foi o de que, numa organização, as pessoas, as tarefas e agestão são interdependentes e são componentes de um sistema que é a própria organização; tal como num sistema orgânico, qualquer mudança numa das partes afeta obrigatoriamente as restantes. Este sistema pode ser entendido como um conjunto de elementos, dinamicamente relacionados a fim de atingir um objetivo específico através da atuação sobre dados, informação, energia, trabalho, matéria-prima...
tracking img