Lesoes plexo lombo-sacral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plexo LOMBAR

*Nervo Ilio-hipogastrico(1): O nervo ílio-hipogástrrico (T12,L1), divide-se em um ramos ilíaco (lateral) que se dirige à pele da parte lateral superior da coxa e num ramo hipogástrico (anterior) que desce anteriormente para a pele que recobre a sínfise.

* Nervo Ilio-Inguinal(2): é distribuído à pele da parte medial superior da coxa e à raiz do pênis e escroto ou monte púbicoe lábio maior.
* Nervo Genito-Femoral(3): divide-se em ramo genital, em direção ao músculo cremaster suprindo a pele do escroto ou lábios vaginais, e ramo femoral, para a pele da parte supeior média da coxa.
* Lesoes dos 3 nervos: perda da sensibilidade ou dor em sua distribuição pode ter valor na localização de lesões da medula espinhal e lesões nas raízes. A dor referida na suadistribuição ocorre em doenças da pelve renal e ureter.

* Nervo cutâneo Lateral da coxa(5): dividi-se em vários ramos distribuídos à pele do lado antero-lateral da coxa. Lesao: A lesão tem importância clínica porque este nervo é freqüentemente sede de parestesia e ocasionalmente dor (meralgia parestésica de Roth). Os sintomas compreendem insensibilidade, formigamento e dor sobre a superfície externae anterior da coxa, mais marcada quando se deambula ou se permanece de pé.

* Nervo Femoral (4): O nervo femoral ó o maior ramo do plexo lombar. Os ramos motores acima do ligamento inguinal inervam os músculos sartório, pectíneo e quadríceps femoral. Os ramos sensitivos compreendem os ramos cutâneos anteriores da coxa para a superfície ântero-medial da coxa e o nervo safeno para o ladomedial da perna e pé. LESAO: As lesões do nervo femoral freqüentemente comprometem também nervo obturatório. Sintomas motores. A paralisia do músculo ílio-psoas determina a incapacidade de flexionar a coxa sobre o tronco. Se o ilíaco isoladamente estiver paralisado, a flexão da coxa estará enfraquecida. Na paralisia do quadríceps estão ausentes tanto a extensão da perna quanto o reflexo patelar. Oandar é difícil (impossível no comprometimento bilateral) e os pacientes utilizam-se de marchas pseuso-escavante, freqüentemente tornando mais firmes suas coxas com a ajuda de suas mãos. O andar para trás é mais fácil. Distúrbios sensitivos. A sensibilidade é perdida na distribuição cutânea do nervo femoral. A dor ocorre com as lesões irritativas e freqüentemente é mais acentuada no joelho.
*NervoObturatorio(6): Os ramos motores da divisão posterior inervam os músculos obturatório externo e adutor magno. Os ramos motores da divisão anterior inervam os músculos adutor longo, curto e o músculo grácil. Os ramos sensitivos do ramo anterior do nervo fornecem inervação para a articulação do quadril e uma pequena área de pele sobre a parte interna média da coxa. Lesao: O nervo obturatório pode sercomprometido pelos mesmos processos que afetam o nervo femoral; é rara a paralisia isolada. Não são incomuns a pressão exercida pelo útero grávido e lesão durante o trabalho de parto complicado. A rotação externa e a adução da coxa são prejudicadas e é difícil cruzar as pernas. Freqüentemente não é significante a perda sensitiva. A síndrome de Howship-Romberg é causada pela pressão exercida sobreo nervo obturatório por hérnia do obturador (rara). O principal sintoma é dor, que se irradia para baixo do lado interno da coxa e frequentemente é mais acentuada na altura do joelho.


PLEXO SACRAL

* Nervo Gluteo Superior(10): O nervo glúteo superior (L4, L5, S1). inerva os músculos glúteo médio e mínimo e o músculo tensor da fáscia lata. LESAO: Nervo glúteo superior (L4,L5,S1).Raramente comprometido de maneira isolada. A paralisia dos músculos glúteos médio e mínimo enfraquece a abdução da perna, que interfere com a deambulação e determina a inclinação da pelve para o lado oposto quando o paciente repousa sobre o membro afetado. Pode-se testar a força do abdutor contra a abdução passiva.
* Nervo Gluteo Inferior(11): O nervo glúteo inferior (L5,S1,S2) vai em direção ao...
tracking img