Desafios do professor no ensino de literatura no ensino médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafios do professor no ensino de literatura no ensino fundamentall
Introdução

Partindo do pressuposto de que a literatura, desde tempos remotos, faz parte do currículo escolar e em vista de não atrair muito os alunos, o presente artigo possui como ponto de partida, a questão dos desafios que o professor encontra para desenvolver sua prática no ensino de literatura, onde alguns dados foraminvestigados, para que dessem subsídios para que os desafios fossem detectados, afim de se pensar soluções para reverter a situação atual na qual o ensino de literatura se encontra muito limitado ao livro didático, que deve ser utilizado para tornar as aulas de literatura mais atraentes e não deve ser o único método a ser utilizado , onde o professor deve procurar novas maneiras de trabalhar ostextos de uma forma mais atraente.

Metodologia

Inicialmente, foi elaborado um questionário com perguntas abertas, em que será possível obter diferentes e diversas respostas. O questionário possui o perfil do sujeito pesquisado e os questionamentos propostos, foi distribuído para quatro professores , que ensinam no ensino fundamental, porém , somente dois questionários foram devolvidos, onde osdemais alegaram falta de tempo. Os entrevistados serão tratados por sujeito 1 e sujeito 2. O perfil do sujeito 1 é do sexo feminino, com trinta anos de idade, é solteiro , possui o ensino superior, com formação em Letras, trabalha no colégio Inocência Freire, no turno vespertino e possui tempo de docência de cinco anos. O perfil do sujeito 2 é do sexo masculino, com trinta e seis anos de idade, écasado, possui o ensino superior, com formação em Letras, tão bem trabalha no colégio Inocência Freire, no turno matutino e possui tempo de docência de onze anos. O questionário é digitado, contendo cinco questões abertas. Ao serem distribuídos, os sujeitos foram bem informados acerca da pesquisa , concordando em participar voluntariamente. Os dados foram organizados em forma de tabelas, ondeserão utilizadas percentuais para facilitar a condução da pesquisa. Ao serem expostas as perguntas, será observada a resposta de cada sujeito, logo em seguida será colocada em forma de percentual, numa tabela, onde serão comentadas as respostas com subsídios dos teóricos. Os sujeitos responderam todas as questões.

Resultados

A pesquisa buscou dados juntos à professores que lecionam no ensinofundamental, que trabalham direta e indiretamente com o ensino de literatura, onde os dois sujeitos responderam ao questionamento contendo cinco questões, onde agora serão analisados profundamente todas as respostas, com comentários dos teóricos na área de literatura.

Tabela 1- O que é e para que serve a literatura?
Definição e prática de Literatura Suj %
Ótimo meio para que as pessoas sereconheçam como indivíduos atuantes na sociedade 1e2 80
Humanizar o homem e tornar o aluno crítico 2 20
TOTAL 2 100%

Na tabela 1, constatou-se que tanto o sujeito 1, quanto o sujeito 2, concordaram em dizer que a literatura é um ótimo meio para que as pessoas se reconheçam como indivíduos atuantes na sociedade.
Cândido (2002,p. 79) considera que “ a literatura desperta inevitavelmente ointeresse pelos elementos contextuais (...). Mesmo que isto nos afaste de uma visão científica, é difícil pôr de lado os problemas individuais e sociais que dão lastros às obras e as amarram ao mundo onde vivemos.” Como os sujeitos concordaram, realmente, a literatura possui influência na vida das pessoas, tanto direta quanto indiretamente, propondo aos indivíduos, um reconhecimento maior enquanto serhumano que age no âmbito social.
Uma outra resposta encontrada, foi repassada pelo sujeito 2, que diz que a literatura serve para humanizar o homem e ainda tornar o aluno crítico.
Segundo Cândido (2002,p. 85): “ Ela não corrompe nem edifica, por tanto; mas, trazendo livremente em si o que chamamos o mal, humaniza em sentido profundo, porque faz viver.” Então, a literatura humaniza, a partir do...
tracking img