Desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

ECONOMIA

DESAFIO

2º Semestre:

Tutor Presencial – Bernardo Batalha
Professor EAD - Renata Machado Garcia Dalpiaz.

Alunos:

Adimilde Cutrim Muniz - RA - 306281
Josias Ribeiro Filho - RA – 305746
Jucenildo Araujo Martins - RA – 302463
Sebastiana Lopes Monteiro Gonçalves – RA298605
Silmara de Jesus Lopes Carneiro – RA 298737

Etapa 01 - Fundamentos Econômicos

1-Custo de Oportunidade:

O custo de oportunidade está desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica em prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica aexistência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão.
Ex. 01.   -    Imagine uma fábrica de poltronas que produzia 10 poltronas por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: armários. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 02poltronas para alimentar a demanda de 02 armários. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 02 poltronas que deixaram de ser fabricadas.
Ex. 02.   -    Se uma cidade decide construir um cartório num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se(por exemplo) a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante. As punições previstas para as autoridades que desrespeitem a Lei auto-relativa, no que se refere a aplicabilidade do custo de oportunidade, varia de país para país.

2-Curva de Possibilidade de Produção:

| |

Acurva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos representar uma curva de possibilidades de produção é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:
➢ A quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de análise.
➢ Todos os recursos de produção (terra, trabalhoe capital) estão empregados na produção.
➢ O nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.
Ex: Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de Guandú. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de Guandú, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho.
Existirão, é claro,alternativas intermediárias, como a utilização de parte das terras para o plantio de Guandú, ficando a fração restante para a cultura de milho. As várias possibilidades de produção podem ser ilustradas através de um exemplo numérico.
[pic]
3-Produto Elástico:

Dadas as condições normais de oferta dos produtos (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade), e ocorrendo uma alteração nopreço de vendas, há uma resposta imediata e inversa na demanda/consumo. Ou seja, ao reduzir-se “x%” no preço de Venda do produto, aumenta-se “y%” na demanda (faturamento). Inversamente, ao se aumentar “x%” No preço de vendas diminui-se “y%” na demanda. Essa é a característica básica dos produtos “elásticos”: quando os preços se alteram as pessoas tendem a aumentar ou reduzir o consumo.
Ex: Algunsprodutos elásticos: café, carnes nobres (picanha, filé-mignon, etc), manteiga, carro, calçados, celular, computador, geladeira, etc.
Uma empresa vende determinado carro por R$ 30.000,00 com uma demanda de mais ou menos 100 carros por mês; esse carro Sofre um aumento de 10% ficando o valor desse carro a R$ 33.000,00; o consumo irá reduzir, pois as pessoas irão diminuir a procura porque esse tipo...
tracking img