Desafio gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

C.S.T. em Gestão de Recursos Humanos

4º SEMESTRE 2011







GESTÃO DO CONHECIMENTO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM



















NATAL - RN

NOVEMBRO, 2011



ORGANIZADORES:

José Raimundo Bezerra RA: 265630

José Soares Gomes RA: 265638

Josias Teixeira de Morais RA: 265639

Nivaldo Martinsdos Santos RA: 265467

Ramiro Pereira da Silva Filho RA: 265476









GESTÃO DO CONHECIMENTO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM










Desafio de aprendizado elaborado para fins de avaliação da disciplina Educação Corporativa, sob orientação do professor EAD Me. Ademir Cavalheiro Leite, e o tutor presencial José Hermes Furtado.NATAL – RN

NOVEMBRO 2011

1- OBJETIVO


Este desafio de aprendizagem tem por objetivo principal o entendimento acerca das práticas da Gestão do Conhecimento, articulando a teoria e prática no contexto organizacional, assim como nos dará a competência de refletir sobre a importância deste tema no cotidiano das empresas, e desenvolver a capacidade deidentificar empresas que realmente trabalham a Gestão do Conhecimento, e comparar o trabalho das mesmas com as que não aplicam.
Este trabalho foi realizado conforme as orientações dadas pela coordenação do curso de Recursos Humanos, desenvolvendo cada etapa, assim como o detalhamento dos passos propostos, na qual será exposto através deste relatório.




2- RELATÓRIO – GESTÃO DOCONHECIMENTO


Com chegada do novo milênio, veio também a realidade da “era do conhecimento”, onde as pessoas e as organizações reconhecem que o conhecimento é o recurso mais importante.
Segundo Drucker apud Balceiro & Balceiro (2001), o recurso econômico básico,os ‘meios de produção’, para usar uma expressão dos capitalistas, não é mais o capital, nem os recursos naturais, nem amão-de-obra. Ele será o conhecimento. Hoje o valor é criado pela ‘produtividade’ e pela ‘inovação’, que são aplicações do conhecimento ao trabalho.
Os principais grupos sociais da sociedade do conhecimento, serão os ‘trabalhadores do conhecimento’, executivos que sabem como alocar conhecimento para usos produtivos, assim como os capitalistas sabiam como alocar capital para isso, profissionais doconhecimento e empregados do conhecimento”. (Drucker apud Balceiro & Balceiro, 2001).
Na atualidade, valor do conhecimento revela-se nos resultados econômicos, o valor de uma empresa é determinado mais pelo seu capital intelectual do que por seu capital financeiro. Alguns autores calculam que 2/3 dos resultados financeiros de uma empresa são devidos ao Capital Intelectual (Terra, 2001).Segundo Stewart (1998), Capital Intelectual é a soma de 3 capitais:
1- capital humano: inclui conhecimento e competências individuais dos funcionários (refere-se ao valor que a empresa perde quando funcionários vão embora);
2- capital estrutural: inclui conhecimento ou competência coletiva, como processos, know-how, marcas e patentes, documentos (é o valor que fica quandofuncionários vão embora);
3- capital do cliente: inclui conhecimento e vantagens advindas dos clientes (é o valor que se ganha com relacionamentos com clientes).
Balceiro & Balceiro (2001), diz que três são os pilares da Inteligência Empresarial para se obter vantagem competitiva: o conhecimento, a inovação (solução de problemas e geração de conhecimento novo) e o empreendedorismo(ações planejadas), e é a integração destes 3 pilares é que gera o aprendizado constante e contínuo da organização. Portanto, o conhecimento é a base para a inovação e o empreendedorismo.
Os autores enfatizam que, para fazer uso adequado do capital intelectual, é necessário administrar o conhecimento, permitindo capturar, armazenar, recuperar, consultar e analisar conhecimento relativos aos...
tracking img