Desafio de estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
d
[pic]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Disciplina: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras



5º semestre



João Pessoa – Paraíba



Pólo LFG – Ensine Faculdades







DESAFIO DE APRENDIZAGEM



Equipe:



|


SUMÁRIO:







1. Introdução

2. Análise Vertical e AnáliseHorizontal

3. Necessidade e a função dos índices Econômicos e Financeiros

4. Método Dupont e o Termômetro de Insolvência

5. Ciclo Operacional e ciclo de Caixa

6. Conclusão

7. Referências Bibliográficas





























1. Introdução





As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registrosdemonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que coleta-os, estruturando-os e analisando-os, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão.

A importância de saber como são estruturadas as demonstrações financeiras e como analisá-las, auxilia o administradorfinanceiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa. Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a política financeira dos concorrentes, e adotar critérios que poderão superá-los.

Atualmente, a análise de balanço é o meio mais utilizado pelas instituições financeiras para consignação de créditos e muito utilizada dentro dasorganizações como análise da situação econômico-financeira e apoio à tomada de decisões.

É através da análise das demonstrações financeiras que podemos identificar os pontos críticos dentro da organização e apresenta imediatamente um esboço das prioridades para solucionar problemas.





























2 - Análise Vertical e Análise Horizontal

Uma dastécnicas de análises mais simples de aplicação e que, ao mesmo tempo, mais importante no que se refere a riqueza de informações é a análise horizontal e vertical. As análises de empresas são baseadas em comparações, sejam elas efetuadas por índices passados ou mediante algum indicador setorial. No entanto, este processo se completa com valores afins obtidos de uma mesma demonstração financeira, etambém, pela evolução dos montantes e de resultados absolutos ao longo do tempo, permitindo verificar-se tendências futuras e suas evoluções. Deste modo, comparações dos valores através do tempo e relacionais na mesma demonstração, são desenvolvidos, respectivamente, por análise horizontal e vertical.
Análise vertical e horizontal tem a função de disponibilizar o conhecimento das demonstraçõesfinanceiras que às vezes podem não ser entendidas, através de índices.

Análise horizontal é a comparação de uma determinada série de dados em relação a mesma série de dados em outro período.
O objetivo da análise horizontal é mostrar a evolução de cada conta em comparação com períodos anteriores, com isso permiti tirar conclusões sobre as mudanças da empresa.


Análise vertical, também denominadaanálise estrutural, é a comparação entre uma série de dados com outro valor base.

A análise vertical é um processo comparativo onde se extrai relacionamentos percentuais entre itens pertencentes a uma mesma demonstração financeira de um ano. A finalidade é dar uma ideia da representatividade de um item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotaltomado como base. Tomando como exemplo, obtemos os valores percentuais de cada item pelo ativo total que corresponde 100%.






















Conclusão de Análise Vertical

Verifica-se que o ativo circulante diminuiu sua representatividade sobre o total de 58,64% em 2007 para 53,33% em 2008, observa-se também uma diminuição significativa na conta caixa, que em 2007...
tracking img