Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





























tirei exelente nesse trabaho
























































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 Conceito da Contabilidade 4
2.1 Objetos da Contabilidade 4
2.2 Objetivo da Contabilidade 5
2.3 Escrituração Contábil 5
2.4 Livro Diário 5
2.5 Livro Razão 62.6 A contabilidade na gestão empresarial 6
2.7 Balanço Patrimonial 6
2.8 Demonstração do resultado do exercício 7
2.9 Missão 7
2.10 Visão 8
2.11 Processo administrativo 8
2.12 Macro-Ambiente 9
2.13 Ambiente de Tarefa 10
2.14 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade 10
2.15 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis 11
2.16 CONCLUSÂO 12REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO

O mundo vive em constantes transformações e a era da informação, cabe a cada setor da sociedade se enquadrar a realidade atual. Para se trabalhar de maneira organizada as pessoas necessitam de informações a respeito do montante de recursos envolvidos e utilizados, bem como as dividas obtidas e os resultados obtidos de seu empreendimento.
Toda e qualquerorganização independente de seu tamanho investe, em recursos diversos: pessoas, matérias, equipamentos, etc. Para isso essas organizações necessitam de um instrumentos que forneça mediante registros e demonstrações expositivas, esclarecimentos e informações contábeis do gerenciamento empresarial.
Segundo D’Áuria (apud PADOVEZ, 2000, p.a 49) a “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica asfunções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.
O principal objetivo deste trabalho é abordar alguns aspectos contábeis, embasados nos livros de Contabilidade Básica, Fundamentos de Administração, Introdução ao Direito Público e privado e matemática, bem como a pesquisa em livros, sites relacionados à Contabilidade. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, onde serão abordados alguns conceitos, que envolvem a Ciências Contábeis ressaltando a opinião dos autores como Costa, Araman, Sampaio, Silva, Espolador e Marion.
Assim a contabilidade tem como objeto o estudo do patrimônio da entidade verificando as atividades produzidas em uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo de que forma o lucro e o prejuízo esta sendo gerado.As escriturações contábeis devem obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade.












Conceito da Contabilidade


Os grandes teóricos e pensadores ao longo da historia, apresentaram técnicas e teorias contábeis, que permitiram compreender a contabilidade atual. Desde as primeiras escolas administrativas, onde ensinavam que os contadores devem ter conhecimento sobrea gestão das entidades.
Desta forma temos no Brasil um dos grandes estudiosos Francisco D’ Áuria, que teve grande influencia no campo de atuação contábil, no qual evidenciou o controle patrimonial.
Segundo D’Áuria (apud PADOVEZ, 2000, p.a 49) a “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administraçãoeconômica”.
De forma mais clara podemos dizer que contabilidade tem como base o estudo e o controle do patrimônio de cada entidade, por meio de registros, demonstrações e pela interpretação de gastos ocorridos em um determinado tempo em uma empresa, com fim de demonstrar a riqueza do patrimônio. A contabilidade também tem como função fornecer informações úteis para tomadas de decisões sendoou não em uma empresa.
Podemos então dizer que a contabilidade é um sistema de informações que é necessário para gerenciamento de uma gestão empresarial, seguindo regras normas e princípios para melhor controle do patrimônio da entidade.


1 Objetos da Contabilidade

Lopes (2002), A Contabilidade sofreu diretamente o impacto da evolução e a informação, extremamente facilitada,...
tracking img