Desafio de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância



Superior de Tecnologia em Logística










Desafio de Aprendizagem de Planejamento, Programação e Controle de Produção







Professor: Me. Luiz Manuel Palmeira




Bauru,
Abril/ 2012

Etapa n.º 01 – Aspectos técnicos e operacionais ligados à atividade de Planejamento e Controle daProdução.
Todas as vezes que são formulados objetivos, é necessário um planejamento para atingi-los, esta função, geralmente na maioria das áreas de uma empresa é realizada pelo PCP.

É garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como se deve.

Uma dessas abordagens é o Just In Time (JIT) que significa produzir bens e serviços apenas quando são necessários.

Controlao emprego dos recursos de produção assegurando assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa, e com recursos certos. Transformam dados em informações, controla a produção para que o produto seja entregue dentro do prazo e com a quantidade pedida.

O PCP cria um plano mestre de produção (PMP), trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas àalocação eficaz e eficiente dos recursos de produção.

Parcialmente focada em atividades operacionais, programação da produção, controle de estoques, emissão e controle de ordens de produção, entre outros, porem não se limitando somente ao nível operacional, envolvendo outras áreas, como vendas e financeiros.

Podemos dentro deste contexto destacar os seguintes tópicos:

• Previsão da demanda:os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários.

• Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão da demanda de médio e longo prazo e da analise da capacidade instalada.

• Planejamento agregado da produção: visa determinar a estratégia de produçãomais adequada para a empresa.

• Programação mestra da produção: trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo.

• Programação detalhada da produção: é a operacionalização propriamente dita no “chão da fabrica”.

• Controle da produção: é a ultima etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produçãoconforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada esta sendo realizado.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

O que produzir?

Quanto produzir?

Onde produzir?

Como produzir?

Quando produzir?

Com o que produzir?Com quem produzir?

Assim, o planejamento e controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim maior lucratividade.




Etapa nº 2 Aspectos técnicos e operacionais ligados à Programação da Produção.

Com a competitividade de hoje em dia por parte das empresas, e a busca da redução de custos, e o cumprimento de prazos, entregas,variações de demanda, a programação da produção se tornou uma área de decisão prioritária para as empresas.

As alternativas de hoje em dia são centenas de aplicativos, entre estes aplicativos destacamos aqueles que utilizam à lógica MRPII, que apresentam uma mesma estrutura básica de solução de problemas, outros alem destes que usam o MRPII esta o finite capacity scheduling, sistemas quepossuem cada um sua lógica para soluções de problemas.

Em programas nivelados é obtido pelo seqüenciamento dos pedidos, a programação converte a instabilidade da demanda em um processo de manufatura, e geralmente é usado pela combinação de outras técnicas de produção, este processo ajuda a trazer estabilidade para o processo.

As suas vantagens são:

• Diminuição de estoques.

•...
tracking img