Resenha bd oo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS: UMA REALIDADE (ALAN CARVALHO GALANTE, Msc,Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora,ELVIS LEONARDO RANGEL MOREIRA,Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora,FLÁVIO CAMILO BRANDÃO Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora)

Segundo os autores, o artigo descreve o uso da tecnologia de banco de dados orientado a objetos, desde o conceito básico de orientação a objetos, osmodelos de bancos OO(Orientado a Objetos), as consultas realizadas pela linguagem de consulta a Objetos (OQL), vantagens e desvantagens da utilização de um banco orientado a objetos aplicadas em um software. Além de explicar de maneira rápida e simples linguagens de programação, SGBD, os modelos de banco de dados e linguagens utilizadas para manipular os dados em um banco .
A linguagem deprogramação a cada dia vem se tornando, uma linguagem cada vez mais utilizada pelos desenvolvedores. Dentro da linguagem de programação temos vários métodos como abstração, herança, encapsulamento , polimorfismo e etc. Estes métodos nos permitem a criação de programas mais eficientes, com maior segurança e uso de menos código , alem de evitar repetir funcionalidade através do uso de classes eobjetos, permite o reuso de funcionalidades . Dentre as linguagens Orientadas a Objetos temos Java, Pyton, Javascript, PHP, Ruby e C# etc.
Nos Softwares vemos como é de grande importância o uso de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), pois ele nos permitem manipular e gerenciar os dados que estão no nosso banco de dados de maneira mais fácil.
Os SBDS apresentam muitas vantagens:
Controlede redundâncias: onde são criadas regras que evitam redundâncias de dados, alem de economizar espaço em disco.
Controle de acessos: onde é possível restringir acessos aos usuários ou grupos de usuários. Determinando o que cada usuário pode acessar no banco
Garantia de armazenamento persistente: os dados são armazenados de maneira organizada.
Compartilhamento de Dados: os dados do banco podemser compartilhados pelos usuários.
Fornecimento de Múltiplas interfaces, Representação de relacionamento complexo entre dados, Backup e restauração e Restrições de integridade.

Nos bancos dados temos diversos modelos a começar de modelo hierárquico que tem a estrutura do tipo árvore e sua formação e feita por registros e links, onde cada registro e uma coleção de dados e o link é uma associaçãoentre dois registros. Temos os registros pia e filho aonde os registros que vem antes de um registro é chamado pai e vice-versa filho. O registro pai pode ter vários filhos(1:N), enquanto o o registro filho pode ter apenas um pai(1:1), caso um registro filho tenha necessidade de ter mais de um pai e necessário replicar o registro filho o que pode causar inconsistência de dados quando atualizar obanco e desperdício de espaço armazenando redundâncias.
O acesso de registros em um modelo hierárquico começa no topo da arvore e da esquerda para direita. Era um modelo muito utilizado na época, apresenta desvantagens como navegação feita através de ponteiros, dificuldades para se fazer consultas, trabalha com dados primitivos e limitações das ligações entre registros como ex: um registro filhosó pode ter um registro pai.
Modelo em Rede foi criado para resolver desvantagens do modelo hierárquico. Neste modelo é representado por grafos, qualquer nó podia ser acessado sem precisar passar pelo nó raiz, alem de que um registro filho pode ter mais de um registro pai.
Modelo Relacional foi feito com a proposta de aumentar a independência dos dados nos SGBD, disponibilizando um conjunto defuncionalidades para armazenar e recuperar dados e realizar processamentos. A sua representação é feita por coleções de tabelas.
Modelo Relacional OO é a união do modelo relacional com o modelo OO(Orientado a Objetos). A sua semântica da aplicação e modelada e representada por objetos, sua implementação física é feita na forma relacional. As principais vantagens deste modelo são: incluem tipos...
tracking img