Os tipos de sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os tipos de sistemas operacionais

Introdução

O sistema operacional é um conjunto de instruções executadas pelo processador. A sua função é controlar o funcionamento de um computador,gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memória e dispositivos de entrada e saída. A sua evolução está relacionada com a evolução de hardwares e dasaplicações por ele suportadas. Os sistemas operacionais para computadores pessoais e estações de trabalho popularizaram vários conceitos e técnicas, antes só conhecido sem ambientes de grande porte. Anomenclatura, no entanto, não se manteve a mesma. Surgiram novos termos para conceitos já conhecidos, que foram apenas adaptados para uma nova realidade.

* Sistemas monoprogramaveis/monotarefas
Osprimeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente. Os sistemasmonoprogramáveis/monotarefas - como vieram a ser conhecidos - se caracterizam por permitir que o processador permaneça exclusivamente dedicado à execução de um único programa. Este tipo de sistemaoperacional está relacionado aos computadores da década de 60’, e voltou a ser utilizados por estações de trabalho na década de 70’. Comparados a outros sistemas, os sistemas monotarefas tem simplesimplementações, não existindo muita preocupação com problemas de proteção.

* Sistemas multiprogramaveis/multitarefas
Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa são uma evolução dos sistemasmonoprogramáveis, eles podem executar várias tarefas ao mesmo tempo. Exemplo: imprimir um documento e fazer uma compilação. Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa são muito mais complexos e eficientesdo que os sistemas monotarefas. Nesses sistemas, vários usuários dividem os mesmos recursos (memória, discos e impressoras). Desta forma é possível aumentar a utilização do sistema, diminuindo...
tracking img