Dermatites causadas pelo cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE


1- Introdução 3
2- Desenvolvimento 4
2.1- Riscos Ocupacionais 5
3- Medidas Preventivas 6
3.1- Higiene Pessoal 6
3.2- Equipamento de Proteção Individual 6
3.3- Orientação 6
4- Bibliografia 7














1- Introdução
A dermatite é considerada uma dermatose ocupacional proveniente do ambiente de trabalho da pessoa, seja de forma direta ou indireta, sendo queesta doença não atinge somente a pele, mas também pode atingir cabelos, mucosas e unhas.

A dermatite de contato, que é uma das formas de dermatite, ocorre na área de contato da pele do trabalhador com a substância nociva. A substância química que entrou em contato com a pele do operador pode ser irritativa ou alérgica, o que causará dermatites irritativas e alérgicas respectivamente na peleagredida.

No Brasil, as dermatoses ocupacionais ocorrem em maior número na construção civil e segundo lugar nas indústrias metalúrgicas, sendo que estas têm maiores incidências em empresas de pequeno porte, onde não são utilizados muitas vezes os EPI’s adequados para cada ambiente de trabalho, ou ainda os mesmos são utilizados sem conhecimento de forma errônea.

O objetivo deste trabalho éapresentar as medidas de prevenção para as dermatites causadas pelo contato com o cimento.




2- Desenvolvimento

A construção civil é um ramo de atividade de grande importância no cenário econômico brasileiro. Ao lado da importância real que representa para economia mundial, o ramo da construção civil abriga uma realidade dura no que diz respeito às condições de trabalho: é considerado umdos mais perigosos em todo o mundo, inclusive no Brasil, liderando as taxas de acidentes de trabalho fatais, não fatais e anos de vida perdidos.

As doenças ocupacionais são aquelas em que foi demonstrada plenamente sua relação com fatores causais específicos no trabalho, os quais podem ser identificados, medidos e, eventualmente, controlados. Elas podem ser causadas por condições adversas detrabalho, sendo agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições no local de trabalho e podem prejudicar a capacidade de trabalho e do trabalhador [2]. As mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele. Dentre elas destacam-se a Pneumoconioses e a Dermatite de Contato.

As Dermatites de Contato classificam-se em Dermatite de Contato Irritativa (DCI) e Dermatite de Contato Alérgica(DCA). As DCIs são as mais importantes nas Dermatoses Ocupacionais, pela freqüência com que ocorrem (80% das Dermatites de Contatos). As lesões surgem após exposições à substância irritante, sucessivas ou não, restritas as áreas de contato. Estas ocorrem de acordo com a freqüência e a duração da exposição. A DCI pode ser causada por irritante relativo ou absoluto. O irritante relativo induz aoaparecimento gradual de lesões após sucessivas exposições, ao passo que o absoluto leva ao aparecimento imediato de lesões. Dependendo de sua concentração, uma mesma substância pode ser irritante absoluto (concentração alta) ou irritante relativo (concentração baixa). Uma única exposição a uma substância em concentração baixa, porém de duração prolongada, também pode induzir a uma irritaçãoabsoluta.

Na Dermatite de Contato Alérgica, as lesões ocorrem nas áreas de contato com a substância sensibilizante, onde são mais intensas, e também à distância, podendo ser disseminadas. Após a exposição prévia, as lesões surgem em períodos de tempo variáveis, sendo necessário um período mínimo de uma semana para a sensibilização, e podem ocorrer após meses ou anos de contato. A DCA pode surgir deforma abrupta após contato prévio com o sensibilizante. A cada reexposição, a intensidade e a extensão das lesões podem piorar e surgir mais rapidamente. A DCI facilita o desencadeamento da reação alérgica (DCA).

A grande problemática consiste no manuseio inadequado dos trabalhadores da construção civil com alguns materiais da construção civil, como: cimento, gesso, cal e não utilização dos...
tracking img