Os sentimentos expressados pelos cuidadores de paciente em tratamento de câncer em uma unidade de referência oncológica do município de imperatriz-ma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

NATHÁLIA NAGAME LIMA DE PAULA













OS SENTIMENTOS EXPRESSADOS PELOS CUIDADORES DE PACIENTE EM TRATAMENTO DE CÂNCER EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA
ONCOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA














Brasília-DF
2013
NATHÁLIA NAGAME LIMA DE PAULA















OS SENTIMENTOS EXPRESSADOS PELOS CUIDADORES DEPACIENTE EM TRATAMENTO DE CÂNCER EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA
ONCOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA


Projeto de pesquisa apresentado como requisito para conclusão da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica do curso de Pós-graduação lato sensu da Universidade Cândido Mendes no Curso de Auditoria em Contas Médicas e Hospitalares.Orientador: Rogério Gonçalves de Castro




Brasília-DF
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 PROBLEMA 4

4 HIPÓTESE 4

5 OBJETIVOS 5

5.1 Geral 5

5.2 Específicos 5

6 METODOLOGIA 5

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

7.1 História do câncer 7

8 CRONOGRAMA 8

REFERÊNCIAS 9

















1 INTRODUÇÃO

O câncer é uma doença que gerasofrimento, dor e desesperança em todos os estágios da doença. O cuidador e a família são de suma importância para esse paciente pois estes são os que vão ofertar o apoio emocional, social e também assumindo responsabilidades sobre esta pessoa acometida por essa doença. A família de quem passa por um tratamento de câncer e o cuidador, são peças essenciais para que haja um processo de recuperação maisrápido (SIQUEIRA, 2007).
Os cuidadores deixam seus lares, suas vidas, para cuidar dessa pessoa, ou seja, deixa de cuidar da sua vida e dar total importância aquele doente que este esteja responsável. O câncer é considerado uma doença de características marcantes de longa duração sem esquecer que há possibilidade de recidiva do mesmo havendo uma grande carência do paciente pelo apoioemocional e psicológico (RIBEIRO, 2004; BARRETO, 2011).
Em geral, explica Comaru (2008), os cuidadores são pessoas calmas e que se identificam com o ato de cuidar, mas são também pessoas que tem sentimentos, problemas, alegrias, tristezas e é importante também observarmos qual o sentimento que este está apresentando .
Segundo Siqueira (2007), devido ao convívio e a ligação com opaciente e a família, não é só a pessoa que está com a doença que sofre, a família também sofre, o cuidador também sofre devido ao sentimento por aquela pessoa sofre ainda mais. O cuidador está presente em todos os momentos da vida daquela pessoa que está em tratamento, pois ele em alguns casos é o que recebe o diagnóstico da doença e nesse momento é considerado um momento de tristeza, decarência,de angustia e de desesperança.
De acordo com INCA (2011), o apoio ofertado pelas famílias e pelos cuidadores são essenciais para a manutenção do tratamento e do bem estar á todos da família e a todos que ali os cercam.
Para Teixeira (2008), o sentimento de amor ou qualquer sentimento positivo que a família e o cuidador tiver por essa pessoa vão ajudar na adaptação nos hospitais,aceitação ao tratamento objetivando assim uma recuperação mais rápida dando valorização á vida e as pessoas que estão juntas no tratamento.

2 JUSTIFICATIVA


Diante de tal situação, torna-se interessante conhecer e estudar algumas reações dos familiares tais como: sentimento de impotência, dor de uma possível perda (medo), omissão dentre outras. Todavia, a participação ativa dafamília no dia a dia do paciente, dando afeto e atenção será um grande alicerce para o início do tratamento da pessoa acometida (CARVALHO, 2007).

3 PROBLEMA

O envolvimento do cuidador com o paciente acometido pelo câncer pode dificultar sua atuação como profissional da saúde?
A forma como é cuidado o paciente acometido pelo câncer pode contribuir para que a cura aconteça mais...
tracking img