Dermatite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Dermatite fúngica, também conhecida por dermafitose, ou tinea é transmitida através de determinados tipos de fungos inseridos no cotidiano das pessoas. Geralmente presentes na areia da praia, utensílios domésticos e até mesmo em roupas úmidas e mal lavadas, os fungos causadores apreciam locais úmidos, úmidos, escuros e quentes. Existem algumas micoses mais conhecidas, como afrieira, popularmente chamadas de pé-de-atleta, que é causada pelo suor e provoca descamação entre os dedos dos pés, as tinhas das unhas, causadoras das manchas e descamações. E também temos a tinha da barba, que causa folículos avermelhados na região da face. As tinhas podem manter-se para sempre, especialmente nas zonas úmidas, porém o tratamento pode resolver as infecções ou diminuir a suaintensidade.
As lesões não trazem causas muito graves. Mas são incômodas e desagradáveis e comumente causam lesões avermelhadas e escamosas. A melhor forma de prevenir-se contra as micoses é cuidar da higiene e evitar situações que favoreçam a infecção por fungos. O tratamento em geral é longo e administrado por com antifúgicos em solução ou spray.

Dermafitose 

As dermatofitoses, ou tinhas,são micoses superficiais ocorrentes em pêlos, unhas e pele, provocadas por fungos queratinofílicos chamados dermatófitos, que englobam o gênero Epidermophyton. As infecções causadas por fungos geralmente atingem a pele ou a mucosa externa. Quando estão em equilíbrio com o corpo, ou seja, apenas vivendo na camada da epiderme constituída por células mortas, esses microrganismos não provocam doenças.No entanto, em determinadas situações, como períodos de calor e umidade, baixa resistência do sistema imunológico ou higiene inadequada, os fungos podem penetrar no organismo e provocar infecções benignas, mas incômodas. 

Dermatófitos

São grupos de fungos com altas especializações que desenvolveram através de um longo processo de evolução, a capacidade de invadir e colonizar os tecidosqueratinizados do organismo animal. Coloniza o meio geográfico de maneira onipresente, o que explica a variada distribuição etiológica das dermatofitoses. São fungos filamentosos, que formam hifas organizadas em micélios. Alimentam-se da proteína humana produzida por queratinócitas.

Causa

 As micoses proliferam-se, principalmente, na pele, no couro cabeludo e nas unhas, regiões mais úmidas ericas em queratina, o habitat preferido dos fungos. Mas podem desenvolver-se em outras áreas do corpo, como virilha, mãos, pés, tronco e membros, pescoço, em volta dos órgãos genitais e nas mucosas, formando placas avermelhadas que causam coceira e, na maioria dos casos, descamação. 
É endêmica em todo o mundo. Alguns como o M.gypseum são geofílicos, ou seja, existem no solo e infectam por contatocontinuado com o mesmo. Outros infectam principalmente animais, como o M. canis, podendo contaminar também pessoas. 
  Fungos típicos da constituição normal de nosso corpo também são capazes de provocar micoses, quando algum fator propicia seu crescimento exagerado. É o caso da Malassezia furfur e da Candida alicans. A primeira provoca lesões arredondadas, escamosas e de coloração variável,geralmente presentes em locais pilosos. Oleosidade e suor excessivos propiciam sua proliferação elevada. Já a segunda é responsável pelos sapinhos e candidíase. Mucosa oral, dobras da pele, unhas, cantos da boca e região vulvovaginal são os locais mais frequentemente afetados por ela. 

Alguns tipos de tinhas são:

 Tinea corporis: afeta a pele sem pelos do corpo. É a que possui maisincidência, sobretudo nas pessoas mais obesas. Causada pelos fungos M. canis ou T.mentagrophytes.

Tinea pedis: o vulgar “pé de atleta”, caracterizada por lesões vesiculosas em nível dos espaços interdigitais ou lesões com escamação nas regiões plantares do pé. Causada pelas espécies T.rubrum, T.mentagrophytes ou E.floccosum.

Tinea Cruris: caracterizada por lesões eritemato-escamosas (vermelhas)...
tracking img