Derivativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuária

Derivativos

Finanças VI - Turma NE8 - Prof. Renato Manga Jacob
Aluno: Diogo de M. V. Marques - RA00041280

São Paulo
2012
Sumário

1. Conceito ---------------------------------------------------------------------------------- 3
2. Histórico---------------------------------------------------------------------------------- 3
3. Tipos --------------------------------------------------------------------------------------- 5
4. Riscos ------------------------------------------------------------------------------------- 6
5. Mercados --------------------------------------------------------------------------------- 7
6. Estratégias------------------------------------------------------------------------------- 9
7. Case - Sadia ---------------------------------------------------------------------------- 10
8. Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------- 12

1. Conceito

Derivativos são instrumentos financeiros que têm seus preços derivados (daí o nome) do preço de mercado de um bem ou de outroinstrumento financeiro. Por exemplo, o mercado futuro de petróleo é uma modalidade de derivativo cujo preço é referenciado dos negócios realizados no mercado à vista de petróleo, seu instrumento de referência. No caso de um contrato futuro de dólar, ele deriva do dólar à vista; o futuro de café, do café à vista, e assim por diante.
O mercado de derivativos tem crescido de forma impressionante nosúltimos vinte anos, seja em termos de volume ou em termos de instrumentos financeiros disponíveis. Embora tenha havido perdas que ocorreram com empresas bastante conhecidas do público e aliada as inúmeras advertências dos meios de comunicação sobre os riscos inerentes a esses instrumentos, ainda assim, o mercado de derivativos tem sido usado por um grande número de empresas, já que esses instrumentospermitem transferir os riscos tanto de mercado como o de crédito para uma terceira parte.
Entre as causas que originaram as perdas acima mencionadas figuram as devidas à relativa falta de conhecimento com que esses instrumentos têm sido utilizados. Além do mais, esses instrumentos sempre foram considerados complexos e um tanto sofisticados e num primeiro momento não foram contabilizados, sendoportanto considerados como itens fora do balanço, e dessa forma, muitas empresas usavam-nos para fugir das exigências das legislações, mantendo assim os riscos dos ativos no próprio balanço, quando deveriam justamente evitar esse tipo procedimento.

2. Histórico

O surgimento desses mercados está relacionado com produtos agrícolas, já que dependendo do produto, as colheitas se concentravamnuma determinada época do ano. As operações com esses produtos eram organizadas em um lugar específico, o que seria um tipo de Bolsa de Mercadorias bastante rudimentar.
Historiadores afirmam que é no Japão feudal, ainda no século XVII, que está a origem do mercado de futuros, afinal de contas lá foi registrado o primeiro caso de comércio organizado a futuro. Por volta de 1730, no Oriente, osprimeiros contratos para entrega futura foram os recibos de arroz. Estes, no Japão, eram aceitos como moeda corrente e já legalizados. A partir daí, a Bolsa de Arroz de Osaka começou a negociar forward contracts - contratos para entrega futura. Estes viabilizavam colocar a curto, médio e longo prazo o que era produzido em curto espaço de tempo.
Nessa época, o arroz era utilizado como facilitador detrocas, quase-moeda, além de ser alimento básico da população. Boa parte da economia no país baseava-se nessa commodity. Este tornou-se um produto largamente produzido e consumido e, consequentemente, formou-se um fluxo natural de comercialização na região. Os comerciantes perceberam, então, que uma oportunidade de bons negócios se formava. O volume de negociações crescia. Os fazendeiros...
tracking img