Derivativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Derivativos e Empresas Não Financeiras

Resumo (máximo 20 linhas)

Introdução

Definição de Empresa Não Financeiras

Perfil das empresas não financeiras usuárias de derivativos

Motivo da utilização dos derivativos

Os gestores brasileiros utilizam derivativos principalmente com o propósito de proteger a empresa de riscos, e não com fins especulativos – a maioria tem mecanismose critérios de avaliação e remuneração que não incentivam tal comportamento.

http://cursos.bmf.com.br/pages/instituto/publicacoes/resenha/arquivos/163/artigo03.pdf

O caso das empresas exportadoras durante a crise de 2008

Crise Financeira Internacional e Política Monetária no Brasil: algumas reflexões

No início da atual crise financeira norte-americana, a retórica do governobrasileiro era de que o País passaria ao largo dessa crise em função dos sólidos fundamentos macroeconômicos apresentados pela economia brasileira. Passado algum tempo, após a instalação dessa crise, o discurso do governo brasileiro mudou, pois a partir de agora, não há necessidade de se decretar qualquer pacote econômico, mas apenas implementar medidas pontuais para atenuar os possíveis efeitosdessa crise sobre a economia brasileira.
Uma dessas medidas pontuais foi, justamente, a redução dos depósitos compulsórios dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil (BACEN). Essa medida foi adotada após se verificar que, em função dessa crise, as linhas de créditos internacionais “secaram” e isso estava afetando as empresas exportadoras brasileiras, que são extremamente dependentesdesse tipo de mecanismo para estimular suas exportações. A redução dos compulsórios é uma medida de política monetária. Sendo assim, este artigo apresentará ao leitor quais são os instrumentos de política monetária à disposição do BACEN. A seguir, especular-se-á sobre a efetividade que a redução do compulsório terá sobre o segmento exportador.
Em linhas gerais, três são os instrumentos depolítica monetária à disposição do BACEN. O primeiro deles consiste nas operações de mercado aberto (1). Nesse caso, quando o BACEN, por um lado, realiza a compra de títulos no mercado, isso resulta em expansão da liquidez e induz a redução da taxa de juros, por outro, quando o BACEN vende títulos no mercado, a quantidade de moeda (2) na economia é contraída e, como conseqüência, a taxa de juroseleva-se. Portanto, dado que há relação direta entre os lados real e monetário da economia, as operações de mercado aberto (3) impactam diretamente o nível de investimento da economia.
O segundo instrumento é a política de depósitos compulsórios, em que a autoridade monetária determina o percentual dos depósitos à vista que os bancos devem deixar em poder do BACEN. Quanto maior essepercentual, menor a quantidade ofertada de moeda na economia à disposição do sistema bancário para realizar empréstimos, e maior a taxa de juros; por outro lado, quanto menor o valor do compulsório, maior a quantidade ofertada de moeda na economia, e, como resultado, maior o volume de recursos à disposição dos bancos para alavancar as operações de crédito (4), o que induz o aumento dos investimentos dasempresas.
O terceiro instrumento é a política de redesconto, em que o BACEN (5) empresta recursos a instituições financeiras com problemas de liquidez. No entanto, é necessário observar que, para evitar que as instituições financeiras com problemas de liquidez recorram constantemente a esses empréstimos, o BACEN cobra uma taxa de juros acima da taxa praticada no mercado para evitar problemasde risco moral (6) no comportamento dos bancos, pois esses últimos, sabendo que terão aporte de recursos do BACEN, operam com nível de reservas abaixo do ideal. Logo, a solução do BACEN é emprestar fundos a uma taxa de juros punitiva.
Diante da crise financeira internacional, recentemente, o BACEN tomou duas medidas. A primeira delas foi que, após longo período, ele voltou a atuar no...
tracking img