Modelo pim 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Descrição da Organização

1.1 Denominação e forma de constituição.

Razão Social: Magazine Luiza S/A;

Caracterização de Sociedade: Sociedade anônima de Capital fechado;

Ramo de Atuação: Comércio Varejista;

Tempo de atuação no mercado: 52 anos (fundada em novembro de 1957);

Data de fundação: 16 de novembro de 1957;

Fundadores:Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato;

Presidente: Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues;

Número de Lojas: Conta atualmente com 455 pontos de venda; (Sendo 369 lojas convencionais, 23 lojas Shopping, 62 lojas Virtuais, e um site).

Poder de Inserção no Mercado: Posiciona-se hoje na 2º posição do varejo nacional; 2ª maior rede de comércio eletrônico do país.Colaboradores / Funcionários diretos: 14.000

Número de Clientes: 15 milhões cadastrados. Por estar atuando em diversos segmentos, o que denominamos multicanal de vendas, o público tornou-se variável conforme abaixo:

Lojas Convencionais e Virtuais Classes C e D

Lojas de Shopping Classes A e B

Televendas Classe B

Site Classes A e BPara as lojas convencionais/virtuais, nosso público compreende basicamente as classes C e D, com homens e mulheres acima de 25 anos. Para o Site há diferenciação: Classes A e B, com homens e mulheres de perfil mais jovem: 20 +.

1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização.

1.2.1 Origem da organização.

Por volta de 1955, Luiza Trajano já era reconhecida comogerente do setor de presentes da famosa Casa Higino Caleiro. Foi lá que ela conheceu o Sr. Pelegrino José Donato, que na época era representante comercial de colchões e móveis, e os dois descobriram suas primeiras afinidades. Entre elas, claro, gostavam muito de vender. Não se imaginavam fazendo outra coisa.

Algum tempo depois se casaram e em menos de um ano depois o casal de comerciantesse lançaram em seu próprio empreendimento. Nascia o Magazine Luiza. Em 16 de novembro de 1957 surgia o que seria uma das maiores redes de varejo.

Dona Luiza e Sr Pelegrino adquiriram a loja A Cristaleira, de propriedade de uma amiga. Através de um concurso realizado na rádio Hertz de Franca, receberam quase mil cartas com sugestões de novos nomes. Quase todos com o nome da Dona Luiza.Era uma clara demonstração de carinho e respeito pelo seu já reconhecido trabalho em Franca.

E assim, a família Luiza já começava a crescer. Não apenas com os clientes da antiga Cristaleira, mas com todos os fieis clientes e, por que não dizer, fãs de Dona Luiza.

No início da década de 60, o Magazine Luiza prosperava como uma loja de utilidades completa, tomando os ares do que éhoje. As novas seções de móveis e eletrodomésticos foram um sucesso imediato e colaboraram decisivamente para a expansão da rede. O primeiro sinal claro deste crescimento foi a ampliação acelerada da primeira loja, que em 1966 já tinha 500m2. Tudo isso impulsionado por uma nova dupla de sócios: Sr. Wagner Garcia e sua esposa Dona Maria Trajano Garcia, irmã da Dona Luiza. Trabalhando juntos e nomelhor estilo família, que até hoje é a marca da empresa, eles começaram a concretizar a rede Magazine Luiza. Ainda na década de 60, adquirem a primeira rede de lojas e a partir daí não param mais de crescer.

Em 1974, o Magazine Luiza inaugura a chamada Loja Número 1, por ter sido sua primeira grande loja de departamentos. Era como se fosse o Maracanã da rede: mais de 5000 m2 para receberum número cada vez maior de clientes fiéis. Em 1976, novos sócios trazem ainda mais alegria para a empresa: Wagner Garcia Jr, Luiza Helena Trajano Rodrigues e Onofre de Paula Trajano se juntam ao grupo. A sede administrativa da empresa é implantada nesse novo e imponente espaço: o Escritório Central, que até hoje funciona em Franca, a casa dos primeiros torcedores e incentivadores do Magazine...
tracking img