Deposimento sem dano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Depoimento Sem Dano

Depoimento Sem Dano
Porto Alegre, AGOSTO de 2009

Expediente
Texto DR. Breno Beutler Júnior DR. José Antônio Daltoé Cezar

projeto gráfico e Ilustrações PauloGuilherme Marques Taylor Alcântara da silva

Impressão DEPARTAMENTO DE ARTES GRÁFICAS - TJRGS

O sistema de escuta judicial, chamado “Depoimento Sem Dano”, trabalha com a Polícia, o Ministério Público,a Defensoria Pública, o Poder Judiciário e com um serviço técnico especializado, que faz a ouvida da criança/adolescente em um espaço próprio, protegido e especialmente projetado para o delicadomomento do depoimento infanto-juvenil. O trabalho dessas pessoas é esclarecer se fatos investigados pela justiça ocorreram ou não, no que eles se constituem, se são ou não reprováveis ao olhar da lei,bem como quem os praticou. O DSD é comprometido em dar efetividade ao direito que toda criança/adolescente tem de esclarecer ao sistema de justiça, com sua próprias palavras, fatos que lhe dizemrespeito Convenção Internacional dos Direitos da Criança, art. 12 -, valorizando este momento, tornando adequada e positiva a intervenção judicial.

03

Maria e Zé são vizinhos e muito amigos.

Nolugar onde vivem costumam ver pessoas fazendo coisas erradas, inclusive, na família de Maria.

04

Dia desses, Zé passou na casa de Maria para acompanhá-la na ida à escola, onde iam participar deum jogo de futebol.

no pátio ouviram UM choro VINDO Da casa que fica nos fundos DE onde Maria mora. Espiaram e viram O tio dela Maltratando SUA PRÓPRIA FILHA, ainda muito pequena. Assustados,fugiram dali.

05

No caminho para a escola, comentaram o que haviam assistido. Maria disse que isso sempre acontecia, o tio era uma pessoa muito violenta com sua priminha.

Zé lembrou que aolado da escola existe um posto do Conselho Tutelar. Por ser mais velho, explicou a Maria o que fazem os conselheiros tutelares e, então, resolveram ir até lá para relatar o que assistiram.

06

O...
tracking img