A luz do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
| |

EM NOSSO DIA A DIA, A CADA INSTANTE SOMOS TÃO ENVOLVIDOS EM FATOS, ACONTECIMENTOS, SITUAÇÕES, E PROBLEMAS, QUE MAL TEMOS TEMPO DE RESPIRAR. NA VERDADE, A GENTE NEM SE DÁ CONTA QUE RESPIRA.
E A DINAMICA DA VIDA MODERNA É TAO INTENSA, RÁPIDA, QUE MAL DÁ TEMPO DE ASSIMILARMOS AS COISAS. ASSIM É QUE UM FATO LOGO É ESQUECIDO, TOMADO POR UM OUTRO. NO MUNDO POLITICO, POR EXEMPLO,ISTO É TÃO VERDADEIRO, QUE, OCORRENDO UM ESCANDALO, POR MAIS CATASTROFICO QUE SEJA, O MELHOR CONSELHO QUE SE POSSA DÁ AOS ENVOLVIDOS É: FICAR QUIETO E ESPERAR QUE SURJA OUTRO. LOGO O ANTERIOR SERÁ ESQUECIDO.
NA VERDADE, MAL TEMOS DE PENSAR MUITO SOBRE AS COISAS E, MAL TEMOS TEMPO DE OBSERVAR À NOSSA VOLTA.
QUEM, POR ACASO, PARA UM MOMENTO SEQUER, PARA REFLETIR, QUE É O PROPRIETÁRIO DE UMA DASMÁQUINAS MAIS PERFEITAS DO UNIVERSO? QUE É O SEU PRÓPRIO CORPO?
JÁ IMAGINARAM QUANTAS FUNÇÕES, ALTAMENTE COMPLEXAS, QUE ELE REALIZA, SEM NOSSA ATUAÇÃO CONSCIENTE, DEIXANDO-NOS LIVRES PARA USARMOS NOSSA INTELIGENCIA, OU NOSSA VONTADE NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS QUE A VIDA NOS TRAZ? MUITAS VEZES RESISTINDO ATÉ AO MAU USO QUE LHE IMPOMOS?
O CORPO É UMA CRIAÇÃO DIVINA FANTASTICA.
UM ASPECTO QUEGOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO DE VOCES É A MANEIRA COMO ESTE INSTRUMENTO SE RELACIONA COM O MEIO EM QUE VIVE. REFIRO-ME AOS SENTIDOS FISICOS: OLFATO, VISÃO, TATO, AUDIÇÃO E PALADAR. OS CINCO SENTIDOS QUE NOS PERMITEM VIVER E SOBREVIVER NO MUNDO ÀS VEZES HOSTIL, NUMA CONDIÇÃO DE SEGURANÇA E BEM ESTAR.
NÃO PODEMOS DEIXAR DE LOUVAR MAIS UMA VEZ A SABEDORIA DIVINA POR NOS DOTAR DESSES SENTIDOS, NA MEDIDACERTA, PARA AGIRMOS E INTERAGIRMOS, COM O MEIO QUE NOS CERCA, COM AS OUTRAS PESSOAS, E CONOSCO MESMOS.
TODOS ESTES SENTIDOS TEM UMA FAIXA DE USO, DIGAMOS ASSIM, QUE É EXATAMENTE A DE QUE NECESSITAMOS. NEM MAIS, NEM MENOS. QUANTA SABEDORIA. NA FAIXA SONORA, PODERIAMOS, POR EXEMPLO, OUVIR SONS BEM MAIS AGUDOS. DE QUE NOS SERVIRIA? PODE SER UTIL, E É, PARA O MORCEGO, POR EXEMPLO. PODERIAMOS TER UMASENSIBILIDADE MUITO MAIOR PARA CERTOS ODORES, BONS OU RUINS. SERIA UTIL? MAS, PARA UM ANIMAL QUE DEPENDE DO CHEIRO PARA LOCALIZAR O SEU ALIMENTO, ISTO É ESSENCIAL.
SABEMOS PELO ESTUDO DA CIENCIA ESPIRITA, QUE NESTE ESTAGIO EVOLUTIVO, NO QUAL NOS ENCONTRAMOS, ESTES CINCO SENTIDOS NOS ATENDEM BEM. POREM, COM A NOSSA EVOLUÇÃO, OUTROS SENTIDOS SE JUNTARÃO A ESTES: A INTUIÇÃO, POR EXEMPLO, QUE EXISTEEMBRIONARIA EM TODOS NÓS, A MEDIUNIDADE EM SUAS MULTIPLAS MODALIDADES, E OUTRAS QUE NOS AGUARDAM NO FUTURO.
ALGUEM É CAPAZ DE SE IMAGINAR SEM A FACULDADE DA VISÃO?
É MUITO COMPLICADO, NÃO É?
Ficar cego, dizem os especialistas, é uma grande e pavorosa passagem: morrer como alguém que enxerga; ressuscitar como cego. Alguns dos afetados fracassam diante desse desafio extremo. Depressão,alcoolismo, hipocondria ou até mesmo suicídio ocorrem após serem acometidos pela cegueira. Outros conseguem, depois de algum tempo, voltar a uma vida plena.
NÃO VAMOS FALAR AQUI SOBRE O ORGÃO DA VISAO EM SI, QUE É EXTREMAMENTE COMPLEXO E FORA DE MINHA CAPACIDADE DE COMENTAR. QUERO APENAS CHAMAR A ATENÇÃO PARA UM ELEMENTO FUNDAMENTAL À VISÃO: A LUZ.
VEM-ME Á MENTE UMA CENA QUE VI NA TELEVISÃO UM DIA.UM INDIVIDUO RETORNAVA PARA SUA CASA. JÁ ERA NOITE E, ELE, COM PASSOS VAGAROSOS, COMO SE NÃO QUISESSE CHEGAR, ESTAVA TRISTE. PELA MANHÃ A MULHER LEVANTARA-SE UM POUCO MAIS CEDO PARA ATENDER A UM COMPROMISSO COM MÃE E MAL FALARA COM ELE. OS FILHOS, EM CIMA DO HORÁRIO DE IR PARA A ESCOLA, TAMBÉM MAL FALARAM COM ELE. NO SERVIÇO, ALEM DO SUFOCO NORMAL, O CHEFE AINDA LHE PEDIRA PARA FAZER UM RELATORIODE ULTIMA HORA, O QUE O LEVOU A TRABALHAR ALEM DO HORARIO. ESTAVA CANSADO, TRISTE E ATÉ REVOLTADO. POIS AFINAL, AQUELE ERA O DIA DE SEU ANIVERSARIO.
NÃO É QUE FOSSE MUITO LIGADO A ESTAS COMERMORAÇÕES, MAS NINGUEM, NINGUEM MESMO, PARA PELO MENOS LHE DAR UM PARABENS?
ESTAVA CHEGANDO EM CASA E NOTOU QUE NEM A LUZ DE FORA TIVERAM A CAPACIDADE DE ACENDER.
REALMENTE FOI UM DIA DURO.
COM MUITA...
tracking img