Depertamentalizaçao

786 palavras 4 páginas
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Para a contabilidade de custos departamentalização é o critério mais eficaz para uma racional distribuição dos custos indiretos. Com isso cada departamento pode ser dividido em mais de um centro de custos. Os departamentos são divididos em produção e serviços. Para a apropriação dos custos indiretos dos produtos é necessário que todos esses custos estejam nos departamentos de produção. É necessário que todos os custos dos departamentos de serviços sejam rateados de tal forma que recaiam sobre os de produção.
Departamento
Departamento é definido por Martins (2003,p.65) como “a unidade mínima administrativa para a contabilidade de custos, representada por pessoas e máquinas (na maioria dos casos), em que se desenvolvem atividades homogêneas”. É a chamada de unidade mínima por haver normalmente uma pessoa responsável por departamento.
O departamento é muitas vezes constituído de pessoas e máquinas, porém pode também ser composto apenas de máquinas ou somente de pessoas, o importante é que ele desempenhe uma atividade homogênea. Exemplos de departamento são: montagem, acabamento, embalagem, pintura, administração da produção, almoxarifado, manutenção, controle de qualidade, etc.
Centro de custo

É a menor fração de atividade ou área de responsabilidade para a qual é feita a acumulação de custos. Centros de custos podem coincidir com departamentos, mas em alguns casos um departamento pode conter vários centros de custo. Por exemplo; um departamento de beneficiamento pode ter apenas um supervisor, mas podem existir várias linhas de beneficiamento. Para cada linha poderíamos criar um centro de custo à parte e avaliá-lo separadamente.
A noção inicial de contabilidade por responsabilidade dimensionou os centros de custo com a maior ou menor facilidade de seu responsável em poder controlar os custos de seu centro de custo. O problema recaiu numa definição e separação dos custos que seriam controláveis e dos que não seriam controláveis. É fácil

Relacionados

  • Gestão em recursos humanos
    4099 palavras | 17 páginas
  • Hotelaria hospitalar
    16351 palavras | 66 páginas