Departamentos de uma empresa

LEGI


Bruno Dias Reis nº 9100429

Departamentos de uma empresa

Projecto apresentado na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, para obtençãode aprovação nas Unidades Curriculares de Comunicação e Organização Industrial.

Resumo:

Pretende-se com este relatório, descrever as funções dos principais departamentos que devem existir dentrode uma empresa para que tenha sucesso no mundo da indústria. De seguida serão apresentados os departamentos e a sua respectiva caracterização.

Departamentos:

Financeiro: É responsável pelasaúde financeira da empresa. As suas principais funções incluem a gestão do dinheiro, gestão de investimentos, gestão do risco financeiro e as relações com os investidores. Também lida com taxas de câmbio,divisas estrangeiras, alterações das taxas de juro entre outras áreas financeiras

Jurídico: É responsável pela parte jurídica da empresa estando a seu cargo tudo que é de ordem Jurídica, também éeste departamento que faz a análise de todos os relatórios da empresa dando o parecer jurídico.

Recursos Humanos:  Encarrega-se de todas as contratações e demissões de todos os empregados de umaempresa, assim como os benefícios dos mesmos directamente ou indirectamente.

Marketing: Dá a conhecer a empresa, produtos e serviços e preocupa-se com a imagem da empresa. Responsabiliza-se com aanimação e controlo de vendedores, distribuição física dos produtos, os serviços de pós-venda, actividades técnicos-comerciais, Concebe, executa e explora o mercado.

Logística: Gere o fluxo dematerial e de informação, o papel da logística é colocar o produto certo no lugar certo no momento certo a um preço justo e com qualidade assegurada.  

Comercial: Dirige e coordena as actividadesrelacionadas com a comercialização e a venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa. Para isso, analisa a concorrência, faz pesquisas de mercado para conhecer o que realmente pretende o consumidor,...
tracking img