Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisar o filme “Os deuses devem estar loucos” relatando e comentando sobre a importância do conhecimento cientifico e conhecimento nativo.
O filme relata duas facetas culturais do começo ao fim.Um homem branco e civilizado entra em contato com um nativo, um bosquínamo.
Os bosquinamos vivem na selva africana, livre de civilizações e das corrupções sociais que a vida moderna tem aoferecer. Seus conhecimentos estão fundamentados em experiências obtidas no decorrer da vida de seus ancestrais e repassam de geração a geração, formando uma cadeia de conhecimentos. Por viverem isolados dorestante do mundo, de outras culturas, acreditam que não existam outros povos além deles. Para eles não existem leis como no mundo civilizado para serem obedecidas. Na tribo tem apenas dois lideres, umé o mais velho, pois tem mais experiência de vida e o outro é o melhor caçador. Acreditam em deuses, e tudo que vem do céu é um presente dos deuses.
Certo dia cai do céu uma garrafa de coca-cola,esta por sua vez abala a consciência de toda a tribo mudando seus modos sociais e sua maneira de enxergar seus códigos morais. A partir daquele instante em que se depararam com o objeto estranho, opresente dos deuses para eles, começam a florescer o conflito entre eles, experimentam sentimentos antes desconhecidos em seus comportamentos como a raiva, a inveja e até mesmo a violência. Xi, um doschefes da tribo, chega à conclusão que tal objeto estranho apenas causou tristeza e sentimentos incompatíveis com seus modos de viver. (Xi imediatamente quis resolver o problema, pois a experiênciaadquirida por este objeto não estava coerente ao convívio de sua tribo)
E na sua tentativa de livra-se deste objeto maligno e resgatar os valores perdidos, Xi aventura-se pelo mundo, buscando encontrarseu próprio fim. Nesse percurso, entra em contato com o homem civilizado, este por sua vez entra em choque cultural. Na sequência o selvagem resolve saciar sua fome matando um animal julga ser de...
tracking img