Filosafia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTROCUÇÃO
A infância é o começo, período da vida humana entre o nascimento e a puberdade, origem. O berço,a base,a fase onde os primeiros atos desde então se iniciam (os gestos,as palavras,os passos,escolhas,interesses comuns de criança,as primeiras noções dos sentimentos tais como:afeto,amizades,o despertar a de, companheirismo que a cada dia desflora,etc)e vão moldando caráter do serhumano;isso se refletirá completamente na fase adulta(na verdade nas demais fases que sucederão em sua vida ao longo dos anos).



Desenvolvimento

1-Diversos Rostos de Infância:Mas se a infância é à base da existência humana, porque o termo é tão escasso no passado, na idade média, por exemplo? Porque quase não enxergamos a sua face onde a história de homem começa? Porque a infância não seinclui nas primeiras descobertas?E porque não chama de invenção moderna,visto que o processo quase a extingue o seu valor?
Convém,conscientizarmos da realidade,de que a infância sempre teve o seu papel essencial,fundamental e de suprema importância na família e na construção da sociedade,porém,esse valor nem sempre foi reconhecido como devidamente seu rosto nem sempre foi visto com os mesmos olhosque hoje apontam-se para a atualidade colocando-a como “esperança do futuro humano.”
Mergulhando no tempo,lugares,fatos,enfim na história da infância de procurarmos atentamente observar os diversos rostos de nossas crianças e adolescente
A infância é citada em um contexto histórico,com,sua características,onde na antiguidade,era vista como mero instrumento do trabalho,aquela criança que conseguiase salvar da mortalidade infantil.
Quando existiam os escravos,quase não havia escolas,e quando tinha era na própria fazenda e era percebido por grande parte dos pais como “perigosa” principalmente para as meninas.
Nas grandes fazendas as condições eram precoce nos trabalhos domésticos e nas lavouras,eles tinham que produzir tudo o que consumia e o que não era produzido ficavam sem ou tinham quecomprar ou até mesmo trocar com os outros escravos dali mesmo.
Os pais eram obrigados a colocar seus filhos a “trabalhar” desde muitos pequenos por volta dos 7 anos de idade,mas não era considerado como um trabalho e sim como uma ajuda,as crianças de 07 a 12 anos também ajudavam mas com as mesmas condições,mas ficavam por conta dos adultos todos os serviços que havia de mais pesado.Eles ficavamdivididos entre o trabalho e o estudo,já as crianças maiores de até 15 anos podiam arrumar trabalho que teria algo em recompensa,as meninas com essa faixa etária já podiam trabalhar nas casas dos colonos,fazendo todo o tipo de serviço.
Mas com essa idade eram considerados “adultos” para trabalhar mas na vida sexual eram considerados crianças.Muitas dessas crianças iam para a escola mais acabavadesistindo,pois não agüentava trabalhar e estudar ao mesmo tempo pois achava muito cansativo,embora apenas algumas continuavam por incentivo dos próprios pais,embora havia pouquíssimas escolas que funcionavam em galpões instalados nas fazendas ou local mais próximo,e quando existia estudavam várias faixas etárias todas juntas
A família,lugar metrificado em sua função de cuidado e proteção,existemmuitas outras mas de violência além da física e sexual.
A primeira violência seria a negação do afeto para a criança as quais causa um bloqueio em sua mente (algo que aconteceu na sua infância,na escola,na sociedade em que vivemos) por isso há dificuldade de aprendizado e comportamento dos muitos alunos hoje em dia,muitas vezes nos colocamos a culpa nos pais,mas aconteceu algo na escola que acriança reaja na futuro,por isso há uma grande necessidade da escola interagir com a família para o seu desempenho e aproveitamento da criança na escola e até mesmo na sociedade.A violência manifesta-se de modo sutil na relação das crianças e dos jovens com os conteúdos a serem aprendidos,que podem não ter significados para a sua vida:na relação com os professores,que caracteriza por práticas...
tracking img