Densitometria ossea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DENSITOMETRIA ÓSSEA
FLAVIO FREIRE

FLÁVIO TAVARES FREIRE DA SILVA
► ► ► ► ► ►





MÉDICO FORMADO PELA UFPa – 2001 ESPECIALIZAÇÃO EM IMAGINOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – 2003 A 2005 MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM DENSITOMETRIA CLÍNICA - 2006 MEMBRO DA INTERNATIONAL SOCIETY FOR CLINICAL DENSITOMETRY – 2008 MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA – 2006 MÉDICO RADIOLOGISTA –PORTO DIAS DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, HOSPITAL REGIONAL DO SUDESTE DO PARÁ E DO CLUBE DO REMO. PROFESSOR EM ANATOMIA HUMANA E IMAGINOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) PROFESSOR EM IMAGINOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – FACULDADE INTEGRADA DO TAPAJÓS (FIT), SANTARÉM – PARÁ.

DENSITOMETRIA ÓSSEA
►A

Densitometria óssea é um exame que contribui para a prevenção e ocontrole da osteoporose, que é a perda de massa óssea. ► Desta forma, com o tratamento adequado o risco de fraturas diminui. ► O exame é simples, rápido, de fácil acesso e não invasivo.

OSTEOPOROSE
► Patologia

óssea metabólica,caracterizada pela redução substancial da massa óssea e desestruturação da microarquitetura de tal tecido,acarretando em fragilidade óssea. ► A osteoporose progridesem sintomas ou dor, até que ocorra alguma fratura. As partes mais vulneráveis às fraturas são: bacia, colo do fêmur, coluna e punho. ► A osteoporose afeta mais da metade da população feminina acima de 65 anos. Nos homens, a proporção é de um para cada cinco mulheres.

OSTEOPOROSE
► 2,4

milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente no Brasil; ► 50% delas são na colunavertebral e 25% no quadril; ► Apenas 1 em cada 4 pessoas que fraturam o quadril volta a andar; ► 200.000 morrem todos os anos no Brasil em decorrência destas fraturas;

OSTEOPOROSE
► Nos

EUA foram gastos em 1995 U$ 13 bilhões diretamente com a osteoporose. Já em 2003 o custo girou em torno de U$ 17 bilhões. Os custos projetados para 2025 são de 25 bilhões/ano.

Aumento da fratura defêmur

Mudança da massa óssea com a idade

Risco de morte por fratura de fêmur em mulheres comparado com outras doenças
O risco de uma mulher de 50 anos morrer devido a uma fratura de fêmur é igual ao risco de morrer de câncer de mama. E maior do que morrer de câncer endometrial: - Fratura de fêmur: 2,8% - Câncer de mama: 2,8% - Câncer endometrial: 0,7%
Nos EUA

Comparativo de custo emortalidade
Custos diretos anuais nos EUA
Câncer de mama Osteoporose $ 6 bilhões1 $16 bilhões2

► Anualmente,

morrem mais pessoas por fraturas do fêmur relacionadas com a osteoporose do que com câncer de mama!

1 2

American Cancer Society, Cancer Facts & Figures, March 20, 2000. Burge RT, Worley D, & King AB. Cost of osteoporosis in USA: projeções para 2000-2025. P&G Pharm, Jan. 11, 2001. Fraturas não são diagnosticadas nem tratadas (EUA)
► Menos

de 10% de fraturas da parte distal do antebraço ou fraturas do quadril são diagnosticadas ou tratadas como osteoporose. ► Tratamentos sintomáticos prevalecem.

O desafio do não diagnóstico


A maioria das pessoas com osteoporose não é diagnosticada nem tratada. Uma pesquisa Gallup com mulheres de 55 a 60 anos comosteoporose mostra 1:
86% nunca haviam falado com seus médicos a respeito de prevenção da osteoporose antes do seu diagnóstico.





1 a 3 pacientes não diagnosticados para cada 1 diagnosticada .2

1. 2.

NOF, May 2000. Dados em arquivoe, P&G Pharm.

OSTEOPOROSE
► Atualmente

o Sistema Único de Saúde (SUS) apóia programas preventivos da osteoporose segundo PORTARIA Nº 1.327, DE 11 DENOVEMBRO DE 1999.

OSTEOPOROSE
► De

acordo com a SBDens (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), algumas considerações devem ser analisadas: ► 10 milhões de brasileiros possuem osteoporose; ► Destes, três a cada quatro doentes são do sexo feminino; ► Uma a cada três mulheres com mais de 50 anos tem a doença; ► 75% do diagnóstico são feitos somente depois da primeira fratura;...
tracking img