Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DENGUE CAUSA

A Dengue é uma doença causada por um vírus denominado Flaviviridae e tem grande chance de cura, porém, se não tratada, pode levar a óbito.
Essa patologia surgiu por volta do séculoXVIII, no Sudoeste da Ásia e Estados Unidos, porém, somente no século atual, foi oficialmente considerada doença pelo Ministério Mundial da Saúde (OMS).
A transmissão da dengue se processa através domosquito Aedes aegypti, que tem sua origem na África e é também o transmissor da Febre Amarela. É importante ressaltar que apenas a fêmea do mosquito é hematófaga, ou seja, se alimenta de sangue,portanto, que contamina os seres humanos. O macho é herbívoro, alimentando-se somente de seiva de plantas.
Muitas vezes essa doença não tem sintomas, podendo então ser confundida com uma gripe forte,sarampo, rubéola etc. Quando aparecem, geralmente, os sintomas são: dores pelo corpo; febre; que dura cerca de sete dias; manchas vermelhas; fraqueza; falta de apetite; cefaléia e dores nos olhos.
Odiagnóstico da dengue pode ser conseguido através de testes laboratoriais, onde se analisa o sangue do paciente para se conseguir uma resposta.
O tempo de vida de um mosquito Aedes aegypti é,geralmente, de 45 dias e ele só transmite a doença a partir do 30º dia. Depois de contaminado, o homem passa a sentir os sintomas da doença depois de 02 a 25 dias e, curiosamente, o mosquito só conseguecontaminar um indivíduo cerca de 08 dias após ter picado outro.
O ciclo da dengue consiste na transformação dos ovos deixados na água parada em larvas, que, posteriormente irão desenvolver-se, formandomosquitos, que funcionam como veículos de transmissão do vírus difusor da doença nos seres humanos.
O mosquito Aedes possui hábitos diurnos e é capaz de provocar dói tipos de dengue:
* DengueClássica: ocorre geralmente quando o indivíduo é picado pela primeira vez, tendo os sintomas comuns, relatados anteriormente;
* Dengue Hemorrágica: é mais usual ocorrer em uma segunda contaminação,...
tracking img