Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Há 20 anos o Brasil comemorava o retorno da liberdade política após 21 anos de regime militar.
Em 15 de março de 1985, José Sarney, depois de 21 anos de regimemilitar, assumiu a Presidência do país. Era a volta do governo democrático ao Brasil, conhecido como a Nova República, e o regresso dos militares aos quartéis.
Fatosinusitados marcaram esse período de transição. Apesar de ter sido eleito de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves foi recebido pelo povo brasileiro como umaesperança de acabar com o autoritarismo militar. Mas ele não chegou a assumir o cargo; adoeceu na véspera da posse e faleceu 37 dias depois, data em que Sarney assumiuoficialmente a Presidência.
A partir daí, o cenário brasileiro começou a mudar. Em 1985, a população elegeu os deputados e senadores que formariam a Assembléia Constituinte,responsável por escrever a Nova Constituição, que foi promulgada em 1988. A eleição presidencial, em 1989, que levou milhões de eleitores às urnas, também mostrava anova fase vivida no país. Pela primeira vez, um presidente foi eleito pelo voto direto: foi quando Fernando Collor de Mello venceu e assumiu o cargo em 1990. Dois anosdepois, sofreu o impeachment por causa de denúncias de corrupção e foi afastado do poder pelo Congresso depois de muita pressão popular. No mesmo dia, seu vice, ItamarFranco, assumiu a Presidência da República até as próximas eleições, que levaram Fernando Henrique Cardoso ao poder, no qual ele permaneceu por oito anos, sendo o primeiropresidente reeleito do país.
Em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva — o primeiro presidente de esquerda do país nesses 20 anos de democracia — assumiu o Palácio do Planalto.
tracking img