Democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A República – Livro VII


Sócrates julga ser necessário fazer chegar aos guerreiros filósofos, ou seja, os guardiões governantes de cidade sua perfeita, onde foi discutida a viabilidade dacidade perfeita, que só pode existir de fato se tiver filósofos por governantes, sua natureza e, seguidamente, a natureza do conhecimento verdadeiro. E agora encontra sua conclusão com a exposição danatureza do conhecimento do inteligível presente na Alegoria da Caverna, que descreve a ascensão da alma ao mundo das ideias.
Logo de início, Sócrates compara a o trajeto que tira o homem daignorância e o leva ao conhecimento verdadeiro com a situação na qual estaria um grupo de pessoas que sempre viveu na escuridão de uma caverna, podendo ver apenas sombras que lhe chegavam da entrada dacaverna atrás deles e refletidas na parede para a qual estavam voltados. Esses homens, tendo sempre vivido na escuridão, conseguem ver apenas as sombras do que se passa fora de sua caverna e, não tendoconsciência de que haja algo além da realidade dela, tomam por reais sombras que não passam de simulacros do mundo exterior.
Da mesma maneira que a adaptação da visão se dá o caminho rumo aoconhecimento do inteligível. A alma não pode ser levada a contemplar a idéia do bem, nem qualquer outra idéia, de modo repentino e que não seja por iniciativa própria, pois a ascensão a um patamar cadavez mais alto de conhecimento só pode ser realizada por uma alma que – além de aptidão natural para o aprendizado – tenha empenho na busca desse conhecimento. A ausência de luz, ou seja, a caverna,representa nessa alegoria a ignorância, na medida em que a escuridão limita a visão da realidade assim como os equívocos e variantes da opinião limitam o conhecimento pleno das ideias. Do mesmo modo, éindo de degrau em degrau que se chega ao conhecimento do mundo das idéias, no qual se pode contemplar uma visão das essências. Apenas à luz de todo o conhecimento do inteligível é que se pode...
tracking img